Estratégia de marca, Fidelização do Cliente, Relacionamento com cliente

Por que o relacionamento é uma importante ferramenta de fidelização de clientes?

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que possuem melhores condições de atender às expectativas, necessidades e desejos de seus clientes estarão mais aptas a perdurarem e crescerem.

A parte mais comum e inerente a nós, seres humanos, são os nossos relacionamentos. Nos relacionamos com amigos, familiares, pessoas amadas e até mesmo com animais de estimação e objetos inanimados. Nos relacionar faz parte do que somos. Então, nada mais natural que empresas se relacionarem com seus clientes, se aproximando, fidelizando-os e desenvolvendo um relacionamento forte e duradouro.

Essa aproximação se faz necessária pois hoje temos uma nova classe de consumidores, mais bem informada, menos suscetível a propagandas devido a quantidade de conteúdo que é exposta, independente e mais exigente, acirrando a concorrência entre as empresas em todos os seguimentos. Assim, desenvolver apenas ações no âmbito do marketing tradicional para vender o seu produto não é mais o suficiente. 

As empresas hoje precisam estar na linha de frente em termos de satisfação do cliente querem primeiro entender quais são as necessidades, os anseios e os gostos de seu público, para além de vender um produto ou um serviço, oferecer uma experiência única e marcante que garanta a retenção do cliente e vise uma relação a longo prazo

Para isso temos o marketing de relacionamento, que visa reforçar essa relação de proximidade, oferecendo benefícios para garantir a satisfação e o sucesso dos seus clientes. 

Como podemos ver no quadro acima, mesmo se contrastando, o marketing tradicional e o marketing de relacionamento devem ser utilizados ao mesmo tempo de maneira simbiótica. Organizações que combinam elementos de marketing tradicional com o relacionamento conseguem colocar o cliente no papel mais importante para o sucesso da empresa.

Para isso, a equipe de marketing deve ter como objetivo central fazer o cliente pensar na sua empresa quando o momento da compra chegar

E como eu consigo fazer isso?

Uma ferramenta crucial que pode auxiliar na construção do seu marketing de relacionamento, é criar ações que incentivem o retorno, nutrindo seu público de maneira tranquila e sem muitos esforços. 

Temos como exemplos consagrados a entrega de bônus, brindes e promoções exclusivas, que podem ir desde um souvenir até a entrega de uma experiência personalizada e única que agregue valor para o consumidor, como ingressos para um grande eventos que você está patrocinando, por exemplo. 

Essa experiência única faz com que seu cliente alie a sua marca à essa iniciativa, criando um vínculo duradouro entre os dois. A relação permanece de maneira tão intensa no imaginário do consumidor que mesmo quando esse vínculo contratual não existe mais, o cliente ainda estará correlacionado sua marca a essa experiência incrível.

Como vimos, seus clientes estão cada vez mais exigentes, almejando algo singular e especial com qual ele se identifique. Por isso, sua marca deve estar preparada para atender essas necessidades.

Fique atento para mais dicas aqui no nosso Blog para saber como construir e aproveitar ao máximo as experiências através de grandes eventos e projetos culturais, garantindo sempre a satisfação e fidelização do seu cliente.

 

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