Endomarketing, Eventos, Indústria, patrocínio

Como o patrocínio a eventos pode ser o melhor caminho para realizar ações de endomarketing na sua indústria

Patrocinar eventos é uma ótima forma de se relacionar com seus funcionários, desde o administrativo até a fábrica, pois promove a integração das equipes e melhora o ambiente de trabalho e aumenta a produtividade. 

 

Endomarketing é um termo tem ecoado pelo RH de empresas dos mais diversos setores econômicos. No caso do setor industrial, que possui grande quantidade de colaboradores, essa questão se torna ainda mais importante, pois estamos falando do cotidiano de 500, 600, até mil funcionários por planta fabril  – chegando a 3 mil no caso de grandes montadoras.

Hoje no Blog da Parnaxx vamos ver como é possível impactar boa parte desses funcionários com ações diferentes e que tem o potencial de transformar a relação dos colaboradores com a empresa.

Um bom caminho que contempla os requisitos que apresentamos acima diz respeito ao patrocínio a eventos culturais. Peças, shows, musicais, tem o potencial de encantar e apresentar para o colaborador algo que muitas vezes não faz parte do cotidiano dele. São experiências únicas e positivas que demonstram o quanto sua empresa valoriza quem produz seus produtos e receitas.

Outro ponto importante é que realizar ações de endomarketing através do patrocínio em eventos, mostra que sua empresa investe na comunidade em que eles estão inseridos e no bem estar dos próprios funcionários. Além de promover a interação entre os funcionários, seus colegas e suas famílias. Seus colaboradores podem interagir com seus colegas e até diretores em um ambiente sem tantas amarras, mais livre e leve, proporcionando o desenvolvimento de relações mais saudáveis e duradouras. 

Abaixo vamos descobrir mais três ações que podem ser realizadas com os colaboradores da sua indústria:

Ingressos gratuitos

Muitos projetos consistem no desenvolvimento de eventos abertos à comunidade, em que uma cota de ingressos é ofertada de forma gratuita e outra parcela deles é vendida para cobrir os custos da realização do evento e das outras ações desenvolvidas no projeto em si. Quando sua empresa apoia um projeto desse tipo, é comum que sejam oferecidos ingressos exclusivos para a empresa em contrapartida ao investimento.

Esses ingressos podem ser distribuídos internamente para os colaboradores através de campanhas, sorteios ou outra forma de distribuição. Deste modo, a empresa oferece aos funcionários a oportunidade de participar de um evento com atrações musicais, teatrais e com as mais diversas variedades artísticas. Configura-se assim uma ótima oportunidade para premiar os colaboradores, estreitando e fortalecendo a relação com a companhia e aumentando o senso de pertencimento. 

Acesso exclusivo e camarotes

Como acontece em praticamente todo tipo de evento, é comum que áreas exclusivas sejam destinadas aos patrocinadores e esse espaço também pode ser muito útil para agregar os colaboradores e estimular a interação e o relacionamento interpessoal.

Além disso, já pensou oferecer a um funcionário a possibilidade de conhecer aquele ídolo ou artista que sempre sonhou há anos? Com certeza ele lembrará dessa experiência  para sempre! Essa é outra contrapartida possível dentro do apoio a um evento ou projeto cultural. O acesso aos artistas é frequentemente facilitado para os colaboradores das empresas patrocinadoras que, além dos camarotes, garantem a possibilidade de levar alguns funcionários para conhecer, conversar e tirar fotos com grandes nomes do cenário artístico nacional.

Ações in company

Uma boa opção também é levar a atividade cultural para dentro da empresa, seja um espetáculo ou apresentação, ou fazendo alguma interação com colaboradores em no horário de intervalo. É interessante associar com ações educativas como ginástica laboral ou oficinas artísticas. Essas ações in loco deixam o ambiente mais leve e divertido, melhorando a qualidade de vida do colaborador.

Agora que já vimos exemplos de ações que tal vermos como esse processo se dá na prática?

Denso e o Risorama

A Denso, empresa multinacional de peças automotivas, decidiu levar o Risorama para Santa Bárbara D’Oeste, no interior paulista, cidade onde a empresa tem a maior planta no Brasil. A Denso decidiu sortear os ingressos do camarote entre seus funcionários. A parceria ainda se estendeu para as edições de Campinas, também com a participação dos colaboradores. Veja abaixo como foi a reação deles: 

Gostou das alternativas? Vamos preparar juntos um plano de ações via endomarketing cultural!

 

 

 

 

 

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