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Como o patrocínio em eventos serve como estratégia para o setor varejista

Além da conexão mais próxima e direta com o público, a participação no evento com patrocinador ainda é um mecanismo eficiente para aumentar as vendas da sua loja ou e-commerce. 

Nós já vimos aqui no Blog da Parnaxx, que patrocinar um evento cultural é um bom caminho para marcas que querem inovar na hora de interagir com o seu público alvo e criar experiências únicas e especiais. 

A ideia é que através desse momento único e exclusivo, criado pela sua marca, o público desenvolva uma percepção positiva do seu produto. Esse processo está associado diretamente à decisão de compra, importando como um dos fatores de mais relevância em termos de preferência do público. 

Por esses motivos, o patrocínio a eventos é uma alternativa ainda mais importante se sua empresa trabalha com público final, como é o caso do varejo – setor que disputa diariamente a preferência da população e costuma investir grandes quantias em publicidade. 

 

Varejo, Posicionamento e Experiência em Eventos Culturais

As grandes empresas varejistas, como Americanas, Magazine Luiza, Walmart, Carrefour e GPA, já trabalham com planos de comunicação bem diversificados com inserções em TV, grande presença nas redes sociais, e também costumam incentivar eventos culturais por todo o país. 

Assim, qual é a intenção dessas empresas com esse patrocínio e o que se pode atingir com esse tipo de ação?

Como vimos acima, o momento mágico que um evento proporciona é o diferencial na hora de optar pelo patrocínio. A conexão e o encantamento gerado por uma peça de teatro, show ou outra atividade cultural se estende até a marca. Esta por sua vez, está presente no evento, de forma visual, institucional e, o ideal se estamos falando de comércio varejista, comercial. Ou seja, cria interações com seu produto, descontos especiais, distribui brindes e materiais promocionais. Lembranças que, posteriormente, farão a diferença nas prateleiras.

Quando a Americanas patrocina o Rock in Rio, essa é a ideia, se associar ao maior festival da América Latina, expor sua marca durante as transmissões por todo o mundo e interagir com o público presente. 

Então, que tipo de experiência de interação a Americanas pode criar nesse processo?

Uma marca tem muitas as possibilidades de ativação de marca durante um evento. Abaixo você vai conhecer algumas dicas de como preparar a experiência da sua marca varejista em um evento cultural:

O primeiro passo, é entender qual o valor disponível para esta experiência. Segundo, é preciso entender qual o objetivo dessa experiência dentro evento. Quem será o público alvo e que jornada ele seguirá dentro do evento? 

Com estas respostas em mãos, um próximo passo é pesquisar e planejar para chegar no modelo ideal. Pesquise referências, agências que realizam trabalhos de live marketing, isso pode te ajudar a dar o pontapé inicial para o planejamento. Nesta fase é muito importante orçar diferentes fornecedores e entender o melhor formato de realização.

Outro ponto importante é conversar com os produtores do evento para entender qual é a melhor forma de ativar seu produto naquele espaço. Eles conhecem o evento de perto e poderão te ajudar nesse processo, além de que o evento só fica mais especial com a participação das marcas.

Combinando essas ações, será possível ter o melhor retorno do seu investimento. Porém, com a pandemia e mudança de eventos para o universo online, como sua empresa varejista pode interagir com o público?

Essas dicas são muito válidas principalmente se sua empresa tem um e-commerce bem estruturado ou ainda está iniciando essa digitalização.

Experiência do varejo em evento online

É possível estabelecer inúmeros pontos de contato com o seu público através de eventos online, seja através das redes sociais ou da plataforma em que ele acontece. As conhecidas lives, que caíram no gosto do público nos primeiros meses de pandemia, são um bom exemplo de como empresas se relacionam por meio de eventos.  

Ainda no caso da Americanas, por meio da plataforma AME, a empresa despontou como uma das mais engajadas em arrecadar doações através de apresentações culturais.

Para saber mais sobre esse tema baixe nosso Ebook: Tendências Culturais para 2021 e não fique de fora desse processo.

 

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