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Cultura e tecnologia: com o patrocínio a eventos seu produto tem o potencial atingir novos usuários e fidelizá-los

Startups de tecnologia tem nos eventos culturais a possibilidade de se posicionar institucionalmente em uma comunidade e ainda incluir seu produto para utilização do público alvo.

O setor tecnológico é um dos que mais têm crescido no Brasil, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia. Apenas em 2021, foram abertas 1.638 vagas no setor de tecnologia no país, cerca de 46,2% a mais que no mesmo período de 2020, com 1.120 vagas. Os dados são do Banco Nacional de Empregos (BNE).

Além disso, conforme os dados da International Data Corporation (IDC), cerca de 42% das empresas no Brasil pretendem aumentar o orçamento para o setor de tecnologia ao longo de 2021. Isso ocasiona um crescimento no setor de forma geral, devido ao aumento do número de fornecedores, trabalhadores e toda a cadeia produtiva participante.

Um dos desafios para esse crescimento dessas empresas é a confiança que usuários e clientes têm na hora de investir ou contratar o serviço. Por ser novo no mercado, muitos produtos ou serviços enfrentam dificuldade em sua popularização.

Uma maneira inteligente, inovadora e garante esse impacto institucional é patrocinar um evento cultural. Um patrocínio trabalha diretamente o posicionamento de marca da sua empresa, além de proporcionar experiências positivas e únicas que são associadas diretamente à marca.

 

Posicionamento é reconhecimento

A definição mais aceita sobre o posicionamento de marca atualmente trabalhada por empresas e agências, é a que Al Ries e Jack Trout trazem no livro “Posicionamento: A batalha por sua mente”. Segundo os autores americanos, posicionamento de marca refere-se ao modo como você deseja que sua marca seja reconhecida pelo seu público-alvo. Ou seja, podemos dizer que consiste no processo de fixar uma marca não só na mente, mas também nos corações dos clientes. 

Sendo assim, é preciso ressaltar que o posicionamento de marca não significa a forma como uma marca é de fato percebida pelo público, mas sim o modo como a própria marca deseja ser reconhecida no mercado.

Por isso, vale a máxima, posicionamento é reconhecimento. E ser reconhecido nesse caso, por ações inovadoras, únicas, diversas, postura normalmente abordada pelas empresas do setor.

Além do reforço no posicionamento, outro ponto importante são as possibilidades em relação à aquisição de usuários para o seu produto. É uma estratégia utilizada pelas fintechs, por exemplo. Empresas como Picpay, Ebanx, Neon, Pagseguro costumam patrocinar eventos e terem seus serviços como modo de pagamento oficiais ou dar descontos nos ingressos para quem utilizar o serviço.

No caso do Ebanx, patrocinador do Festival de Teatro de Curitiba, ambos esses pontos – posicionamento e ativações de marca – são explorados via patrocínio. Como vemos no depoimento do Analista de Cultura João Batista no vídeo: Assista.

O que achou? Chegou a hora de iniciar esse processo na sua empresa, conte com a Parnaxx nesse caminho!

   

 

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