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Descentralização da Cultura: Como a região Sul tem se destacado no cenário de eventos e patrocínios

Batalhando contra a concentração cultural existente no Sudeste, o Sul busca ser a nova frente de investimentos culturais, com a manutenção de eventos consagrados e criação de novos projetos. 

Ao analisarmos os dados referentes a regionalidade dos projetos de culturais inscritos via Lei de Incentivo a Cultura no Brasil, perceberemos que de 1998 até 2017, cerca de 80% dos projetos que conseguiram captar a quantia necessária para sua realização ficam na região Sudeste.

Os números impressionam pois atestam um fator determinante para a construção de uma política cultural brasileira: a concentração cultural no eixo Rio – São Paulo – BH. 

Em contrapartida a essa característica histórica do contexto brasileiro, a região Sul tem despontado como uma nova frente de investimentos culturais, ocupando o segundo lugar no país entre os investimentos através da Rouanet (são R$62 milhões incentivados em 2018, ameaçando ainda que de forma embrionária, a hegemonia do Sudeste – os recursos captados pelo Sudeste chegavam a 80,49% do total em 2016, caindo a 78,85% em 2017 e para 74,35% até agosto de 2019, prova desse processo. 

Outro dado que reforça nosso discurso vem do Rio Grande do Sul, que atualmente ocupa a 4ª posição entre os estados que mais captam recursos via Lei de Incentivo. Santa Catarina acompanha a alta, se tornando o 6º estado na classificação, em ambos os dados são de 2019.

 Esse desenvolvimento do incentivo cultural se deve principalmente a dois motivos: primeiro o aumento no número de projetos inscritos, assim como uma mudança de comportamento das próprias empresas patrocinadoras. Deixando de lado receios e desconfianças com a própria lei de incentivo, mais empresas começaram a utilizar os mecanismos do incentivo fiscal, percebendo todos os benefícios que o mecanismo possibilita.

Na prática aumentaram oferta e demanda – aumenta a quantidade de projetos, assim como a quantidade de empresas participantes – o resultado é um aumento generalizado da oferta de eventos e atividades culturais para a população. 

Grandes players no mercado

Apesar da alta nos últimos anos, a região Sul já suporta alguns eventos e projetos culturais que enchem os olhos da crítica e do público há anos e ajudam a puxar investimentos desse tipo para suas regiões. 

Abaixo vamos citar três deles para você se inspirar e escolher o projeto ideal para o perfil da sua empresa. 

 

1- Festival de Teatro de Curitiba – Paraná

Realizado a 30 anos na capital paranaense, o Festival de Teatro de Curitiba é um ótimo representante de eventos fora do eixo cultural sudeste que geram uma visibilidade nacional para as empresas patrocinadoras. 

Com mais de 400 espetáculos realizados anualmente, o FTC recebeu o título de maior festival de artes cênicas da América Latina, até por isso é possível deslocar a atenção dos veículos de mídia nacional para Curitiba. 

 

2- Festival de Dança de Joinville – Santa Catarina

O Festival de Dança de Joinville também é um expoente nacional em seu segmento. Detentor do título de maior festival de dança do mundo, Joinville recebe anualmente mais de 7 mil participantes e 230 mil espectadores. 

A ideia é que o evento reúna a cena da dança mundial e proporcione ações de capacitação e espetáculos. 

   

3 – Festival de Cinema de Gramado – Rio Grande do Sul

Assim como seus companheiros citados acima, o Festival de Cinema de Gramado é considerado o Oscar brasileiro, reunindo o supra sumo da produção nacional na Serra Gaúcha.

São 48 anos de história em busca do Kikito, que se confundem também com a história do cinema nacional.

Esses projetos produzidos no sul do Brasil são expoentes culturais nacionais, viabilizados via Lei de Incentivo à Cultura, que influem positivamente em suas comunidades, proporcionando experiências engrandecedoras, emprego e renda para suas populações. 

Quer fazer parte do ciclo? A Parnaxx pode te ajudar, entre em contato conosco e vamos preparar juntos um plano de investimento cultural.  

 

 

 

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