Programa Guritiba
Programação para as crianças dentro do Festival de Curitiba mas também ação social durante o ano, o Programa Guritiba leva arte para as escolas formação para educadores e experiências culturais para famílias em situação de vulnerabilidade social.
No ano de 2010 o Guritiba passou a integrar a programação do Festival de Curitiba. Apresentações, atividades lúdicas e recreativas destinadas exclusivamente aos pequenos, ganharam atenção especial com peças de teatro e atrações cheias de encanto capazes de envolver e aguçar a mente das crianças.
A partir de 2018 o projeto se estendeu para além do evento e se reinventou em um novo formato, o “Programa Guritiba”. Encontros e circulações mensais artísticas passaram a levar para escolas e instituições de Curitiba e Região Metropolitana dança, música, artes cênicas, circo, cinema e artes visuais à alunos em situação vulnerabilidade social, com atividades gratuitas incentivando a introdução ao universo artístico.
Em uma outra frente, o “Cultura em Família” iniciou uma experiência cultural única. Aos fins de semana, passou a disponibilizar transporte, ingressos e alimentação para famílias que até então nunca haviam ido ao teatro, proporcionando um encontro emocionante com o ambiente das artes.
Mais de 7000
Cerca de 500
Mais de 150
Além disso, educadores da rede municipal de ensino participaram de formação em arte-educação promovidas pelo Programa Guritiba. Na “Ação Formativa para Educadores”, são desenvolvidos processos específicos de capacitação destinados a professores e educadores sociais de áreas marginalizadas para que possam incluir elementos culturais em sala de aula.
Todas essas ações geraram resultados significativos: são milhares de pessoas entre alunos, professores e famílias impactados diretamente pelo Programa, além de um Prêmio Sesi ODS 2019, relacionado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS 14) que trata da conservação dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável, tema tratado de forma lúdica na contação de histórias “Anelise e os Irmãos Perdesen” que circulou pelas escolas e instituições em 2019.
Como propósito, o Programa Guritiba, busca atuar em mudanças sociais significativas com a arte, pois nela há a possibilidade de uma comunicação fraterna e ampla, resultando na criticidade e no desenvolvimento humano por meio de ferramentas e técnicas em arte-educação.