Estratégia de marca, Fidelização do Cliente, Relacionamento com cliente

A importância da fidelização do cliente

Em mercados competitivos, a disputa sobre a parcela de novos clientes se torna muito acirrada, porém, você já parou para pensar que um cliente fiel custa muito menos e gasta muito mais?

Diferente da satisfação, que está relacionada com as expectativas do cliente ao realizar a compra, a fidelização é um processo de conquista constante, cativar e manter é o método de sucesso para qualquer negócio. Ou seja, seu sucesso se baseia no bom relacionamento que você tem com o seu cliente.

Um grande benefício dessa estratégia é a possibilidade de prever a entrada de receitas futuras. Com dados e monitoramento sobre a clientela fiel,  é possível prever seu faturamento, assim como optar por uma redução de custos com a captação de novos clientes.

Além disso, cliente fiéis tendem a comprar mais! Ele comprovou a qualidade e adquiriu confiança no seu trabalho, então tende a expandir a parceria, adquirindo mais produtos, aumentando pacotes, gastando mais do que na primeira compra. Aumentando as vendas e reduzindo custos, seu negócio irá lucrar e crescer de forma sustentável.

Clientes leais ainda propagam o nome empresa e ajudando na aquisição de novas contas. Ele provavelmente irá indicar sua empresa, pois confia e vê valor no serviço/produto. 

Receber indicações espontâneas é um ótimo sinal.

Para o processo de fidelização, o monitoramento é fundamental para entender os pontos que precisam ser desenvolvidos. Por isso, é necessário receber feedbacks de seus clientes, mecanismos como pesquisas de satisfação, SAC, canais em redes sociais, são ótimas opções para esse monitoramento. 

Perguntas como, “Em uma escala de 0 a 10 o quanto você recomendaria nossa empresa?” ou “Como ficou sabendo do nosso serviço?” podem ajudar nesse processo. Preste atenção, sempre que a resposta for “indicação de alguém” existem grandes chances de você ter um cliente fiel.

E qual o segredo da fidelização? 

É preciso saber reconhecer interpretar e realizar as necessidades dos clientes. Escute, reúna informações, e, o mais importante, atenda seu cliente como você gostaria de ser atendido. A empatia e confiança são de extrema importância nesse processo. 

Oferecer soluções personalizadas é uma maneira de entregar o que o seu cliente deseja de uma maneira única. É preciso buscar o encantamento,  apostar em soluções  e experiências diferenciadas e exclusivas que irão fazer sua marca ser lembrada, enriquecendo o processo de fidelização.  

Mas ATENÇÃO, a fidelização não termina com a compra!

Ofereça suporte constante. A maior frustração acontece quando há ruído no atendimento, o cliente tem um problema para resolver e não consegue, ou até mesmo tentar obter uma informação e ficar sem resposta. 

É durante o atendimento que você consegue se aproximar mais do cliente, se relacionando por meio de pesquisas, o contato por redes sociais, newsletter, recolhendo o maior número de informações que irão te ajudar no processo de renovação.

Aproveite para avaliar se sua empresa está se relacionando com mais um conteúdo do Blog Parnaxx: 5 sinais de que você precisa se relacionar melhor com o seu cliente. Sua empresa já conta com uma estratégia de fidelização de clientes? Conta para a gente. 

 

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