Incentivo Fiscal, Lei de Incentivo à Cultura

Como escolher projetos culturais para patrocínio via incentivo fiscal?

Sua empresa já realiza os mecanismos de incentivo fiscal? É parceira de algum projeto? Saiba pontos importantes para considerar a escolha de seus parceiros.

 

Após entender os 8 passos para começar a trabalhar com leis de incentivo fiscal, você deve estar se perguntando: “Mas como eu posso fazer a escolha assertiva, sendo que existem várias possibilidades e projetos diferentes?”

Ao pensar em tipos de projetos a serem apoiados, uma boa ideia é sempre analisar os valores da empresa. Qual o nicho da sua empresa? Em que região ela está inserida? A comunidade ao redor necessita de algum apoio ou tem carência de alguma necessidade cultural? Já existe algum projeto cultural que precisa de apoio?

Após esta análise da relação empresa e comunidade, fica mais fácil procurar projetos que façam mais sentido com o objetivo de responsabilidade sociocultural da empresa. 

A busca pode começar dentro da própria comunidade, verificando se já existe algum projeto que trabalhe em função da necessidade sentida pela região. Caso não tenha, pode ser expandida para a cidade em que a empresa está inserida ou então direcionada para projetos nacionais que possam auxiliar o país como um tudo, bem como as filiais e/ou fábricas e escritórios.

Outro ponto importante é são as contrapartidas que o projeto oferece, sejam elas de mídia, ingressos para apresentações e outros benefícios que serão revertidos diretamente para dentro da empresa.

“Maravilha! Achamos um projeto que parece ser super bacana. Como podemos nos certificar que é um projeto sério?”

Veja nossas dicas:

  • Conheça o projeto a fundo: saiba a origem da sua criação, entenda o trabalho realizado;
  • Verifique se a proposta de trabalho do projeto está alinhado com seus objetivos comerciais e de responsabilidade social;
  • Conheça os responsáveis pelo projeto;
  • Verifique quem são os demais apoiadores: pode te auxiliar a saber a credibilidade e transparência do projeto.

Outro ponto bacana é saber o projeto tem algum selo ou alguma certificação que a certifique como uma “boa instituição ou projeto”. Existem várias certificações que avaliam pontos importantes e o impacto do trabalho dos projetos.

Em seguida, é interessante entender as demais necessidades do projeto e verificar se existem outras possibilidades de apoio, além do financeiro. Muitas vezes o projeto tem necessidades de insumos que a própria empresa pode unir esforços junto com os colaboradores para arrecadar. E dessa forma fortalecer laços com colaboradores, mostrar o lado de responsabilidade social da empresa e potencializar o apoio a instituição.

E por fim se possível, expanda o plano de incentivo para mais de um projeto. Existem muitos projetos que podem ser auxiliados de várias formas e sua empresa pode se tornar uma grande parceira. 

Lembre-se há várias possibilidades de apoio possíveis: através de lei de incentivo, doação de materiais culturais e auxílio financeiros, entre outros. Certifique-se que a sua empresa verificou todas as possibilidades.

Faça a diferença para um mundo melhor!

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