Incentivo Fiscal, Investimento em Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio

Qual a diferença entre patrocínio e doação?

Essa é uma dúvida comum que pode aparecer na hora de você utilizar as leis de incentivo para projetos culturais. então, a Parnaxx vai esclarecer de uma vez por todas para te ajudar nesse momento. 

 

Já vimos aqui no blog Parnaxx a quantidade de benefícios que o incentivo a um projeto cultural ou evento geram para sua empresa, seja no âmbito do posicionamento de marca para um público específico, ou apenas a isenção de parte do imposto de renda a pagar. 

Porém, como podemos garantir que todos esses ganhos não parem apenas da isenção e sua empresa realmente garanta toda a divulgação e publicidade que você procura com esse investimento.

Um dos pontos mais importantes para ficar de olho na hora de depositar esse valor, é o caráter técnico da sua destinação. Em português claro: esse valor destinado será em caráter de patrocínio ou doação?

Por mais que pareçam sinônimos ou apenas um preciosismo na terminologia, se confundir entre esses dois conceitos poderá acarretar em uma grande dor de cabeça. Vamos ver porque: 

Doação:

É transferência gratuita, em caráter definitivo, a pessoa física ou jurídica de natureza cultural, de valores, bens ou serviços para a realização de projetos culturais, vedado o uso de publicidade paga para a divulgação desse ato;

Patrocínio: 

É a transferência gratuita, em caráter definitivo, a pessoa física ou jurídica de natureza cultural, de valores, bens ou serviços para a realização de projetos culturais com a finalidade promocional ou institucional de publicidade.

Simplificando, se seu incentivo for categorizado por você como doação, não há a possibilidade de realizar ações publicitárias através do evento. Ou seja, você consegue ajudar o projeto, mas sem beneficiar diretamente a sua empresa. 

Por isso, na hora de realizar seu imposto de renda, lembre-se de ficar atento para incluir a opção pelo patrocínio, assim você conseguirá garantir ganhos como a presença no plano de mídia, ativações de marca e outras ações promocionais. Como vimos por aqui, essa é uma oportunidade de se associar a uma experiência positiva e melhorar a sua relação com o público. 

Por isso fique ligado e não perca essa oportunidade, se preferir entre em contato com um de nossos consultores que eles poderão te ajudar com mais dicas como essa!

 

 

 

Deixe seu comentário