Employer Branding, Endomarketing

Entenda por quê o endomarketing pode ser o diferencial para a sua empresa

Colaboradores motivados elogiam a empresa na qual trabalham, reforçam atributos e valores do posicionamento e divulgam a marca positivamente. 

Longe se ser apenas uma forma de comunicação interna, o endomarketing é uma estratégia desenvolvida de forma conjunta entre RH e marketing que consiste em envolver colaboradores, alinhar estratégias comuns, guiar comportamentos e liderar ações voltadas para resultados. 

O endomarketing tem como objetivo melhorar a imagem da empresa entre seus próprios colaboradores, fortalecendo o relacionamento e aumentando o comprometimento. Trata-se de transformar a missão, visão e valores da empresa em ações cotidianas e práticas concretas, fazendo com que seus funcionários estejam alinhados e engajados com os objetivos da organização. 

Ainda, o endomarketing objetiva atrair e reter talentos, reduzindo o índice de rotatividade da empresa (turnover), tornando-se o emprego dos sonhos. Já pensou a sua marca ser mencionada entre as melhores empresas para se trabalhar? Esse é um dos motivos para implementar o endomarketing, aproveite e conheça mais alguns. 

5 motivos para implementar ações de endomarketing

  1. Funcionários motivados trabalham melhor, com mais qualidade e dedicação, pois se sentem valorizados dentro da empresa. Com vimos anteriormente no Blog Parnaxx, colaborador feliz é mais produtivo e tende a continuar na empresa.
  2. Funcionários engajados contribuem com a melhoria da empresa, são mais comprometidos e divulgam a marca. 
  3. O endomarketing auxilia na otimização da produtividade, os colaboradores rendem mais, pois os esforços estão canalizados na mesma direção.
  4. Melhora no clima organizacional da empresa. Um ambiente saudável e agradável gera bem-estar o que reflete na melhora do trabalho. 
  5. Atração e retenção de talentos (employer branding) fazendo com que trabalhar na sua empresa seja o emprego dos sonhos.
O funcionário ganha e a empresa também!

De nada serve o melhor planejamento se ele fica guardado na gaveta, não é mesmo? É necessário que o plano de ação, as metas e objetivos da empresa sejam divulgados e vivenciados dentro da organização, por isso é importante uma comunicação com os colaboradores. 

O primeiro passo para implementar o endomarketing é a realização de uma pesquisa de satisfação com seus funcionários, ninguém melhor do que eles para saber o que precisa ser desenvolvido. Com os resultados, o RH e o marketing podem definir um plano de ação, otimizar seus recursos e utilizá-los de uma maneira adequada para realizar atividades e trazer resultados, tanto para o funcionário como para a empresa. 

Veja 4 exemplos de ações que podem ser implementadas:

 

1- Comunicação Interna Efetivas

A comunicação é o primeiro passo para criar um vínculo e motivar os colaboradores. É preciso melhorar o diálogo empresa-funcionário, transformando as informações da organização em algo que os colaboradores queiram consumir. Aproveite, para deixar um espaço para sugestões.  

Algumas ideias para divulgar as informações é a utilização de jornal mural, e- mail, intranet e tvs internas.

2- Iniciativas de Integração

É preciso implementar a integração entre seus colaboradores, para criar um ambiente saudável e que gere bem-estar. 

Alguns exemplos que podem ser implementados são o happy hour, festas de finais de anos, espaços compartilhados como uma sala para o café, festa dos aniversariantes do mês.

Pode-se também proporcionar interesses em comum entre os colaboradores, como esportes coletivos, visitas culturais, projetos sociais. 

3- Benefícios ExtrasOs benefícios que uma empresa oferece são diferenciais estratégicos para reter e atrair novos talentos.

Além do plano de saúde, transporte e alimentação, há outros benefícios que podem ser explorados, como gyn pass, desconto em teatros, cinemas, cursos e benefícios de experiência.

Eles devem ser comunicados de uma forma constante, estimulando o uso desses incentivos e lembrando das vantagens oferecidas para se trabalhar na empresa. 

4- Trenamentos para desenvolvimento pessoal e da equipeUm dos fatores que movem os indivíduos é sua capacidade de se desenvolver e crescer profissionalmente. Aumentar a qualificação é uma ótima estratégia para elevar o nível de motivação e satisfação do funcionário.

O colaborador pode participar de cursos, workshops oferecidos pela empresa ou eventos externos.  Uma dica bacana é ter um espaço onde ele possa compartilhar seus conhecimentos. 

E não se esqueça de acompanhar e medir a satisfação dos seus funcionários. É importante levar em consideração as sugestões e mostrar que eles estão sendo ouvidos. 

Os colaboradores são os responsáveis pela produção, prestação de serviços, vendas, fidelização de clientes, aumento da eficiência e redução de custos. Ou seja, é o colaborador que têm o potencial de aumentar os lucros da sua empresa final do mês. 

E aí, prontos para colocar o endomarketing em ação?

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