Employer Branding, Endomarketing

7 dicas para implementar ações de endomarketing na sua empresa

Com essas dicas você poderá iniciar esse trabalho na sua empresa e otimizar seus resultados, criando o melhor ambiente possível para seus colaboradores.

 

Toda empresa está constantemente desenhando estratégias para garantir que seus resultados sejam os melhores e que seu produto ou serviço seja de qualidade. Para isso, é fundamental que a equipe tenha um bom desempenho, e muito mais que oferecer as condições básicas de trabalho, a empresa deve garantir que os colaboradores se sintam engajados, estejam constantemente motivados e tenham sentimento de pertencimento.

Uma vez que isso aconteça, os objetivos ficam mais facilmente alcançáveis. Dentre as diversas estratégias aplicadas pelas empresas a fim de engajar seu pessoal, uma delas é o endomarketing. Nós já falamos sobre a importância de realizar este tipo de ação aqui no blog, e hoje trazemos 07 dicas para que você implemente a sua estratégia de endomarketing de uma vez por todas.

 

 

1 – Crie um grupo de trabalho

 

Escolha as pessoas que ficarão responsáveis por analisar as necessidades, planejar e executar as ações. É muito comum que as áreas de RH ou comunicação interna sejam responsáveis por este processo.

 

2 – Planeje suas ações e objetivos que gostaria de atingir

 

Para executar suas ações é importante saber onde você quer chegar, que tipo de cultura quer construir e o sentimento que deseja proporcionar ao time. Além disso, acompanhar esses resultados a cada ação faz toda a diferença;

3 – Invista em parcerias que geram benefícios para os colaboradores

 

De cupons de desconto a clubes de benefício, desenvolver parcerias é um ótimo caminho para levar a sua relação com o colaborador para além da empresa, já que ele poderá desfrutar de momentos e experiências através destas. Você pode se associar a instituições de ensino, livrarias, salões de beleza e assinaturas de academia, ou oferecer ingressos para experiências marcantes em eventos, apresentações teatrais, shows, cinema e muito mais.

 

4 – Desenhe um plano de comunicação interna

 

Mais do que oferecer os benefícios, é muito importante saber comunicar os colaboradores da forma correta, entendendo quais são os melhores canais: e-mail, grupos de WhatsApp, mural da empresa, jornal interno, entre outros. Isso varia de acordo com o perfil do colaborador, por isso a empresa deve também fazer esta análise

 

5 – Promova ações de integração entre os funcionários

 

O senso de pertencimento está diretamente associado à relação que se tem com os colegas de trabalho. Por isso, a empresa deve aproveitar todas as oportunidades que tiver para realizar eventos internos, ações informais, comemorações ou dinâmicas de equipe que estimulem a aproximação entre as pessoas. Isso contribui a fundo para o clima organizacional.

 

6 – Elabore uma pesquisa de satisfação

 

Nas relações em geral gostamos de ser ouvidos, e não é diferente na relação colaborador X empresa. A elaboração de uma pesquisa de satisfação pode ser um passo importante para a compreensão e avaliação das necessidades internas, já que a equipe terá um espaço de fala.

 

7 – Reconheça, valorize e agradeça a equipe

 

Quando uma pessoa se sente valorizada em seu ambiente de trabalho, ela tende a performar muito mais por se sentir parte daquilo. É importante criar uma cultura interna de reconhecimentos e agradecimentos, tanto por grandes conquistas quanto por pequenos momentos que fizeram a diferença.

 

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