Estratégia de marca, Experiência de Marca, patrocínio, Responsabilidade social

O que é uma experiência de marca regenerativa e qual o papel do RH nesse processo

Com todo esse cenário que pintamos acima, esperamos uma resposta das marcas que se tornaram íntimas em nosso dia-a-dia. Para as principais empresas, não basta só ser sustentável mas mudar a estrutura estabelecida.

Vimos no Blog Parnaxx que marcas socialmente responsáveis são as preferidas entre os consumidores – opção adotada por cerca de 87% dos brasileiros segundo pesquisa da Union + Webster.

Isso prova que essa já é uma prática adotada por inúmeras empresas, causam resultado prático nos números no final do mês. Porém, com a pandemia da covid-19 e milhões de brasileiros voltando para faixa da fome, o resultado parou de ser o principal. Inclusive, pois há uma cobrança do público para que grandes empresas auxiliem a população com doações nesse período. 

Assim, a onda de solidariedade só tende a continuar, seja por uma expectativa do público seja por ação das próprias companhias. Fato é que a necessidade existe e ainda bem que a sociedade civil a enxerga e cobra das corporações.

Essa guinada em direção à responsabilidade social passa também pela chamadas ações regenerativas, que não somente propõe reduzir impactos da atuação da empresa ou realizar doações, mas sim transformar a realidade vigente. São ações propositivas com objetivos e impactos específicos de mudança em uma pauta que a empresa se engaje. 

Cases de sucesso de marcas regenerativas:

 

Magazine Luiza

Durante a pandemia, a Magazine Luiza mostrou que uma simples e prática ideia pode resolver um dos problemas mais sérios que o Brasil vive: a violência doméstica contra mulheres. O botão de denúncia é uma sacada poderosa, que permite que a pessoa agredida denuncie sem correr mais riscos.

Natura

O edital da Natura Musical 2020 apostou em um futuro mais diverso e inclusivo, cobrindo uma lacuna necessária deixada pela falta de efetividade das políticas culturais por parte do governo federal durante a pandemia. Foram incentivados 41 projetos com cerca R$ 5,4 milhões em patrocínio para gravação de discos, turnês nacionais, fomento a casas de cultura, projetos de educação musical e documentação de cenas locais.

Doritos – PepsiCo

O projeto Doritos Global Rainbow não foi apenas uma bela projeção de lasers arco-íris inédito no Brasil em homenagem ao Mês do Orgulho LGBTQ+, mas também uma mensagem em prol de um mundo mais inclusivo, com mais respeito ao próximo.

Bradesco

Nessa semana o Bradesco surpreendeu divulgando as mensagens que sua assistência ao cliente recebe diáriamente de clientes homens. Detalhe, a Bia, como é conhecida, é uma inteligência artificial. São mensagens violentas, em geral com cunho sexual. Por isso o banco resolveu agir. A campanha “Chega de Assédio” se propõe responder esse tipo de mensagem com explicitando a violência, repreendendo os agressores.

Sua marca pode ser um agente transformador como esses exemplos acima. Vamos começar? Entre em contato com a Parnaxx que nós podemos te ajudar a construir essas ações. 


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