Employer Branding, Endomarketing, Voluntario Corporativo

Voluntariado Corporativo: Um poderosa ferramenta de endomarketing

O voluntariado corporativo pode ser uma ótima opção para quem busca implementar ações de endomarketing efetivas dentro da empresa. Iniciativas do gênero têm aumentado cada vez mais no mundo corporativo

 

Melhorar o relacionamento, o engajamento e a motivação entre os colaboradores não é tarefa fácil para nenhuma empresa e é por isso que surge a necessidade da implementação de ações de endomarketing. Essas ações têm como objetivo aproximar as pessoas, estreitar laços, aliviar o estresse do dia-a-dia e trazer mais conforto e harmonia para o ambiente de trabalho, desse modo é possível fortalecer a relação do colaborador com a empresa, aumentando a atração e a retenção de profissionais qualificados. 

Aqui no Blog Parnaxx nós já falamos dos sinais que indicam que suas ações de endomarketing precisam ser fortalecidas e trouxemos dicas para implementar ações efetivas na empresa, mas agora iremos focar especificamente na utilização do voluntariado corporativo como grande aliado nesse processo.

 

No conceito e na prática

O manual “Como as empresas podem implementar programas de Voluntariado Empresarial”, publicado pelo Instituto Ethos, traz a seguinte definição:

“Voluntariado empresarial é um conjunto de ações realizadas por empresas para incentivar e apoiar o envolvimento dos seus funcionários em atividades voluntárias na comunidade”

É esse conjunto de ações desenvolvidas pela companhia que constituem um ou mais Programas de Voluntariado, geralmente conduzidos pelas áreas de Recursos Humanos, Sustentabilidade ou Responsabilidade Social. Partindo dessas definições, vamos direto ao ponto: afinal de contas, o que é e o que não é voluntariado corporativo?

 

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O que é voluntariado corporativo?

  • Ações que são promovidas diretamente pela empresa e que podem ocorrer dentro ou fora do horário de trabalho. É a companhia que organiza todas as atividades, desde o planejamento, até a logística e a execução; 
  • Ações voltadas para a comunidade exercidas dentro do horário de trabalho, independente de serem promovidas pela empresa ou pelos colaboradores. Nesse caso, a empresa compactua com a cessão do horário normal de atividades dos funcionários para que se dediquem ao atendimento social;
  • Quando as ações são desenvolvidas através de uma iniciativa espontânea dos colaboradores, mas que necessariamente tenham recebido algum tipo de apoio da empresa. Seja através de recursos financeiros, apoio logístico, acompanhamento, orientação, entre outros.

O que NÃO é voluntariado corporativo

  • Ações voluntárias promovidas e organizadas pelos colaboradores, fora do horário de trabalho e que não tenham recebido nenhum tipo de apoio da empresa.

Ao optar pela implementação de um Programa de Voluntariado, a empresa pode planejar, desenvolver e executar todas as atividades ou, então, apoiar projetos e ações promovidos por outras instituições. É comum, também, que os próprios funcionários se reúnam, independente do apoio da companhia, e organizem iniciativas entre si.

 

Opções de voluntariado

O Itaú Unibanco, por meio do Itaú Social, realizou um estudo sobre voluntariado empresarial. A partir de alguns critérios definidos em sua metodologia, a companhia selecionou e entrevistou 47 empresas nacionais e mundiais dos mais diferentes segmentos.

Entre as motivações de voluntariado mais apoiadas e incentivadas, de acordo com o estudo do Itaú Social, destacam-se:

 

Porque implementar esse modelo?

Ainda com base no manual do Instituto Ethos, é possível afirmar que o voluntariado representa uma porta de entrada para o desenvolvimento da responsabilidade social dentro das empresas, o que gera inúmeros benefícios concretos tanto para a companhia, quanto para os colaboradores e para a comunidade. Para simplificar separamos em tópicos os principais benefícios que o voluntariado corporativo pode trazer com base nos estudos de José Alfredo Nahas:

 

  • Aumento do senso de pertencimento e admiração do colaborador pela empresa;
  • Desenvolvimento de competências profissionais e habilidades para trabalho em equipe;
  • Aprendizado para melhor gestão do tempo;
  • Fortalecimento dos relacionamentos;
  • O voluntariado também contribui para uma vida mais feliz e saudável;
  • 71% dos colaboradores que participam do programa de voluntariado da empresa têm uma boa percepção sobre a empresa;
  • Colaboradores se tornam mais felizes, saudáveis e comprometidos, resultando no aumento da produtividade;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Os colaboradores participantes são, em média, 16% mais engajados;
  • Empresas que apoiam o voluntariado são percebidas como tendo um ambiente de trabalho mais agradável do que aquelas que não o fazem;
  • As corporações demonstram maior preocupação com o bem-estar dos colaboradores;
  • Voluntariado também é visto como uma maneira eficaz de desenvolver habilidades de liderança;
  • Melhor reputação da empresa frente aos seus clientes e sociedade, ao mesmo tempo em que sua marca tem maior valor agregado.

 

As práticas de voluntariado empresarial ainda contribuem com a economia do país, estimulam o empreendedorismo e o desenvolvimento de comunidades, e contribuem para o fortalecimento dos setores de cultura, educação, saúde, infraestrutura e outros mais. 

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens que o voluntariado corporativo pode trazer para sua empresa, que tal começar a planejar ações voltadas para esse ramo do endomarketing? Caso seja mais vantajoso para a empresa, também é possível iniciar com a prospecção de projetos que façam sentido para contribuir com os valores, visão e com o posicionamento da marca.

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