Colaboradores, Endomarketing, Eventos, Logística, patrocínio

Benefícios do patrocínio a eventos para o setor logístico

Ações com colaboradores e marketing institucional são algumas das frentes que sua empresa logística pode trabalhar através do patrocínio cultural.

Dando sequência aos temas que abordamos no Blog Parnaxx, sobre as possibilidades que o patrocínio a eventos abre para empresas que querem inovar em seu planejamento de marketing, hoje vamos nos focar especificamente em como empresas do setor logístico conseguem se beneficiar dessas alternativas tanto para o público interno como para a comunidade em geral. 

Primeiro, uma breve reflexão. Imagina-se que o setor logístico por não ter contato direto com o público final, ser um setor majoritariamente B2B, não priorize o patrocínio como uma das ações do seu plano de ação. Porém, essa é uma premissa falsa. Vamos saber por que?

 

Benefícios para o setor logístico

Um primeiro ponto quando vamos falar de benefícios para o setor, é pensarmos nas características específicas do público que orbita esse segmento econômico. Ou seja, quem são as pessoas que você, como profissional no setor de logística, quer impactar com suas ações de marketing? E mais, se o objetivo é fechar mais negócios, como esses negócios são gerados?

Nesse cenário, eventos podem aumentar o número de clientes da empresa e ajudar a reter aqueles que já consomem seu serviço. Abaixo, vamos ver como esse processo se dá de forma mais profunda.

 

1. Reconhecimento da marca

Estar presente no evento como patrocinador possibilita reforçar o valor da marca e fortalecer seu posicionamento de negócio, além de se relacionar com novos contatos e potenciais clientes.

Empresas que reforçam sua marca com um público qualificado tendem a aumentar a confiança e segurança em seu trabalho, sendo preferidas pelos clientes. 

2. Relacionamento

Identifique eventos que seus clientes estão inseridos ou estão à procura. Você pode identificar isso por meio de pesquisas nas redes sociais e conversas com outras pessoas que fazem parte do setor.

Passado esse primeiro passo, convide seus clientes e prospects para o evento escolhido. Essa experiência exclusiva, única e positiva gerada através de uma área vip, camarote, ingressos, contato com artistas ou atendimento prioritário e descontos, aproxima sua empresa do cliente e posteriormente é decisiva na decisão de compra.   

3. Endomarketing

Além do relacionamento com clientes e prospects como vimos acima, o relacionamento com colaboradores é muito importante. Em geral, empresas do setor logístico têm grandes contingentes de funcionários, entre administrativo e frota. Então, levar esse público especial para ter uma experiência diferente funciona como forma de incentivo e retribuição ao trabalho realizado na empresa, melhorando o clima organizacional e consequentemente a produtividade.

Outro ponto importante é pensar exatamente no perfil desse colaborador, se ele tem família, filhos pequenos por exemplo, é importante pensar em eventos que incluam esse outro público, até para seu colaborador conseguir participar da ação.

Para ficar ainda mais claro, vamos aos exemplos:

Rumo Logística no MishMash

A Rumo, antiga ALL, gigante do setor logístico na América Latina é patrocinadora do MishMash em três edições, priorizando atingir seu público interno e suas famílias na região de Curitiba. Durante o evento em 2019, a empresa disponibilizou ingressos de área vip para seus funcionários, além de realizar uma campanha de consciência ambiental incentivando o recolhimento de tampinhas de garrafa para reciclagem. 

Os colaboradores e suas famílias aproveitaram um evento divertido, com música, circo, dança e outras variedades artísticas. Vem saber mais! 

Grupo G10 no Risorama 

Foi no Risorama Maringá que a parceria com a transportadora Transpanorama do Grupo G10 se concretizou. A empresa, natural da cidade, priorizou ações de reconhecimento de marca e relacionamento com clientes durante o evento. A equipe da G10 aproveitou para distribuir brindes, que iam de chaveiros até caixas de som, na entrada do evento para todo público, todos saíam com presente dado pela marca. Na área vip, só os principais clientes e diretores.

Gostou das informações? Vamos construir juntos um plano para sua empresa logística?

 

 

 

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