Investimento em Cultura, Mercado Cultural, Posicionamento de marca, Responsabilidade social

Qual o retorno do investimento em cultura?

Veja como diversas iniciativas culturais geram retorno para negócios de diferentes segmentos e se tornam uma ferramenta inovadora de posicionamento de marca, endomarketing, relacionamento e responsabilidade social.

O contato com atividades culturais é fundamental para a formação de um cidadão, e essa aproximação aliada a um processo educativo efetivo, abre as portas para conhecimentos necessários para o desenvolvimento do ser humano, como alfabetização, escrita, teatro, música, atividades culturais que estimulam o lado criativo e imaginativo da consciência. 

Mais do que isso, quem pensa que não recebe influências culturais o tempo todo está muito enganado, pois ela nos acompanha desde o início da vida, seja através dos livros, músicas, cinema, televisão ou teatro. É muito comum encontrar nestas iniciativas um reflexo da nossos próprios valores culturais, que são transmitidos de forma lúdica, mas efetivamente educativa.

 Essa presença cultural diária que permeia todos os aspectos de nossas vidas, se estende também para ambientes corporativos de empresas de todos os tamanhos. Perceber essas tendências ajudarão você a inovar no seu ramo de negócios e se diferenciar de seus concorrentes perante a seus colaboradores e clientes e na comunidade onde atua.

MAS QUAL É O RETORNO QUE ESSAS INICIATIVAS TRAZEM PARA O SEU NEGÓCIO?

Quando uma empresa aposta em se aliar e incentivar iniciativas culturais, ela irá, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos espaços onde está inserida e das pessoas que vivem nesse contexto, também reverterá esse investimento em benefícios para si própria como:

  • Posicionamento da marca: muito mais do que a imagem institucional de empresa responsável, muitas iniciativas culturais oferecem espaços para que seus apoiadores se comuniquem de uma nova forma, mais próxima e direta com seu público-alvo no momento em que ele está aberto para ser impactado. Ótima alternativa para equipe de marketing.

 

  • Relacionamento com stakeholders: o desenvolvimento de relações com clientes, colaboradores e fornecedores através da geração de experiências culturais que ficam marcadas e pelas quais a empresa sempre será lembrada em momentos e negociações posteriores. Pode ser a chave para sua equipe comercial e recursos humanos.

 

  • Responsabilidade social: a atuação na comunidade local é fundamental para mostrar que a empresa é socialmente responsável e contribui para o desenvolvimento sustentável de sua região. Ações como essas podem beneficiar funcionários e toda uma rede comunitária que orbita as unidades da empresa. É um ótima alternativa para iniciar uma área de responsabilidade social.

Estes são apenas alguns exemplos do retorno que o investimento em cultura em diferentes frentes corporativas. Não importa o ramo de atuação, uma vez que a empresa inicie este processo novas ideias surgem, e com elas uma organização muito mais responsável com a sociedade em que atua e que se destaca dentre tantas outras.

Quer saber mais sobre investimento em cultura no mundo corporativo e como o incentivo fiscal pode te ajudar neste processo? Acompanhe as próximas publicações do blog da Parnaxx!

Comment (1)

Deixe seu comentário