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Como o agronegócio pode se beneficiar através do patrocínio em eventos

O setor normalmente não é muito lembrado pela participação em atividades culturais, porém é aí que moram as oportunidades. Saiba porque a cultura pode ser um bom caminho para sua empresa agro. 

O agronegócio ocupa hoje no Brasil uma boa parcela do território nacional e uma importância inigualável no PIB. Em 2019, chegou a 21,4% do nosso produto interno bruto, totalizando R$1,55 trilhão. Mesmo durante 2020, com a pandemia arrasando os demais setores da economia brasileira, o agro se segurou e cresceu – foram 9,2% a mais na exportação de produtos agrícolas de janeiro a julho, em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Mesmo com a inegável importância do setor na economia brasileira, tanto para exportação como para abastecer o mercado interno, o agronegócio ainda sofre inúmeras e razoáveis críticas a respeito do seu método de atuação predatório nas comunidades em que atua. 

Seja por conta dos danos ambientais, relacionadas ao uso da água e o desmatamento, seja através de danos sociais como trabalho escravo, grilagem e crimes ligados à posse de terra, o agronegócio acumula denúncias e ainda conta com a desconfiança de boa parte da população.

Uma boa alternativa de mudança de imagem e conversa direta com o público são eventos e projetos culturais. Logicamente eles não previnem as empresas desses danos causados por ela, isso requer uma mudança mais profunda na cultura organizacional e nos métodos de atuação. Porém, aproxima a empresa da comunidade, estabelece diálogo, e presenteia a sociedade com serviços e oportunidades, retornando de certa forma os danos causados. 

Vamos ver abaixo o eixo de benefícios que sua empresa agro deve levar em conta para decidir investir em um evento ou projeto cultural.

Posicionamento de Marca – Responsabilidade Social – Incentivo Fiscal

 

Como vimos algumas vezes aqui no Blog Parnaxx, é a partir desse eixo que sua empresa poderá viabilizar o investimento em cultura de forma efetiva. Ele trabalha a partir de como você quer ser visto pelo público (posicionamento), quais ações você realiza para que ele te reconheça dessa forma (resp. social) e como suportar financeiramente esse conjunto de ações (incentivo).

Sua empresa deve se colocar no meio desse eixo e trabalhar para que os três quesitos sejam levados em consideração de forma equilibrada: 

  • Por isso, defina bem como sua empresa quer ser reconhecida, por quais valores e ideias. 
  • Trabalhe em conjunto com projetos e eventos que já influem na comunidade que você está inserido para fortalecer esses laços. 
  • E por fim,  busca alternativas como o incentivo fiscal para desonerar seu caixa e ainda obter o melhor retorno sobre seus impostos.

Essas dicas poderão nortear o início da sua estratégia de investimento cultural. Gostou e quer se aprofundar mais? Entre em contato com um de nossos consultores e construa um plano de negócios. 

 

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