BH, Estratégia de marca, Eventos, Marketing de Experiência, Mercado Cultural, Projetos Culturais, Responsabilidade social, Rio de Janeiro, São Paulo

Polo cultural brasileiro, Sudeste se prepara para retorno cultural em 2021

Com o avanço da campanha de vacinação por todo o país, a tendência é o retorno dos serviços presenciais, dentre eles eventos como shows, espetáculos, exposições e outras atividades culturais. Por isso, sua empresa deve ficar atenta e já se posicionar desde já.

Como vimos anteriormente no Blog Parnaxx, uma das tendências para 2021 é a volta gradativa de atividades culturais, conforme a vacinação for atingindo a grande parte dos brasileiros. É nesse contexto que investir em um projeto cultural aparece como uma ótima alternativa, principalmente se as ações da sua empresa se concentram no polo cultural brasileiro, a região sudeste. 

Por mais que o tempo nublado para aglomerações neste primeiro semestre, o setor cultural aguarda ansioso o segundo semestre para retomar boa parte de suas operações. Mesmo que com algumas limitações de público e medidas sanitárias ativas, grandes festivais, exposições artísticas, shows e outros eventos mantém suas datas fixas para o último trimestre do ano. 

Esse é um movimento pensado para reanimar o setor, que foi um dos mais atingidos pela pandemia. Boa parte dos realizadores já está acionando seus patrocinadores para planejar, desde já, algumas ações pontuais para quando as atividades forem retomadas.   

Assim, sua empresa não pode deixar o bonde passar e perder o timing certo para se aliar a um evento cultural. Lembre-se que essa ação fará parte de um planejamento a longo prazo, onde sua empresa estará se antecipando aos concorrentes e saindo na frente em um momento em que o público estará ávido por experiências culturais presenciais.

 

Pirâmide Rio – São Paulo – BH

Rio, São Paulo e BH concentram boa parte da produção cultural brasileira. De 1993 a 2018, 80% dos recursos provenientes da Lei de Incentivos à Cultura foram destinados à região sudeste, segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Esses dados demonstram a enorme concentração de recursos nessas na região, assim como a maior competitividade entre os projetos. 

Muitos destes projetos provam o ponto que vimos acima. Por exemplo, festivais  consagrados como o Rock in Rio, o Lollapalooza e Rock Mountain e Festival de Teatro de Curitiba, além da abertura de museus e espaços culturais como Tomie Ohtake e Inhotim, mantiveram suas programações para o decorrer do segundo semestre. O Rock in Rio inclusive teve que desmentir uma fake news que trata do cancelamento do evento, desmentido em nota pela assessoria do evento.      

A ideia é logicamente aguardar o desenvolvimento da pandemia, porém produtores, realizadores, diretores e principalmente o público já vislumbram um futuro aberto para produtos culturais, mesmo que com as limitações necessárias. 

Acompanhe essa tendência e prepare sua empresa desde já para o retorno do contato com o público. Conheça os eventos Parnaxx no Rio, em São Paulo e em Belo Horizonte. 

  

Deixe seu comentário