Incentivo Fiscal, Investimento em Cultura, patrocínio

O que não esquecer na hora de garantir seu incentivo fiscal fazendo o imposto de renda

O leão está chegando! a Parnaxx preparou um passo a passo para você não ter nenhum problema no processo de abatimento do imposto via incentivo.

Quando vamos nos aproximando da metade do ano ele sempre surge implacável, preocupando empresas e pessoas físicas, dando trabalho para contadores por todo o país: o Imposto de Renda. 

Essa é a hora em que incluirá a comprovação dos valores investidos via incentivo fiscal no último ciclo tributário – final de abril para PF e junho para PJ. É um momento importante, em que um erro pode comprometer o caixa da empresa por muito tempo. Por isso, a Parnaxx preparou esse material para você não esquecer de nada na hora de garantir o benefício fiscal. 

A essa altura do campeonato sua empresa já destinou o valor disponível para um ou vários projetos, e como vimos aqui no Blog da Parnaxx, você também já deve ter em mãos os chamados Recibos de Mecenato. 

É um documento oficial, expedido pela Secretaria Especial de Cultura, que contém os dados do proponente, conta do projeto e do patrocinador e que, depois de assinado, se torna o comprovante oficial de que o incentivo foi destinado a um projeto cultural.

No caso da Lei de Incentivo à Cultura, esse processo é mais simples do que parece! 

Vamos ver como? 

Quando você já está com o recibo em mãos e chega a hora de preparar o IR. A ideia é que você siga o processo normalmente e repita os seguintes passos quando já tiver no portal do governo federal:

1 – Escolha o modelo Declaração Completa, e em seguida selecione a opção Por Deduções Legais

2 – Vá em Fichas de Declaração

3 – Opte por Doações Efetuadas

4 – Clique em Novo para inserir as doações até 31/12

5 – Selecione a item “Incentivo a Cultura”

6 – Preencha o valor apoiado e os dados do proponente do projeto informados no recibo. Lembre-se de deixar o campo “Parcela Não Dedutível” zerada!

Pronto, depois é só apertar OK que seu incentivo já estará incluso na sua declaração, o valor será deduzido do imposto a pagar e sua empresa já estará financiando a cultura por todo o país.

Gostou? Venha conhecer os projetos da Parnaxx e garanta o desconto no seu imposto de renda!

 

Deixe seu comentário