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Cultura em 2020: Como fica o incentivo fiscal no ano da pandemia?

Saiba por que incentivar um projeto cultural é um bom negócio para sua empresa mesmo com os impactos da pandemia.
  Em 2020 quase todos os ramos de negócio foram afetados profundamente pela pandemia do Covid-19. A cultura especialmente vem sofrendo com o impossibilidade de reunir o público e, mesmo buscando alternativas interessantes com a adaptação de eventos e espetáculos para versão online, ainda esbarra na capacidade de monetizar e sustentar suas atividades.  Já vimos aqui no Blog da Parnaxx qual é a relevância do investimento e participação do capital privado no fomento de atividades culturais, e que o incentivo fiscal muitas vezes é o que garante a saúde financeira de festivais, espetáculos, centros culturais, museus, entre outros tantos projetos pelo país.  A pandemia tem colocado a sobrevivência dessas manifestações culturais em cheque. De acordo com a Secretaria Especial de Cultura em 2020 a captação via Lei de Incentivo a Cultura foi 35% menor, em relação ao mesmo período do ano passado. Foi a maior queda na captação desde 2010. Isso se deve a insegurança que empresas patrocinadoras estão vivendo em relação a previsão de seus resultados. As empresas estão segurando o caixa para tentar reduzir os impactos que a pandemia está causando. Essa é uma decisão segura e importante, porém pode ser adaptada e estudada para sua empresa continuar utilizando os benefícios do incentivo fiscal e não perder boas oportunidades de negócio. 

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Responsabilidade Social na Pandemia: Conheça 05 empresas que se destacaram com ações nesse período

A atuação responsável de empresas sempre foi uma necessidade no Brasil e agora com a pandemia do Covid-19 não está sendo diferente. Vamos acompanhar ações de empresas que se sobressaíram e fizeram a diferença nesse momento.
  Nós já vimos aqui no Blog Parnaxx a diferença que empresas socialmente responsáveis podem fazer em sua comunidade. Esse tipo de atuação não só transforma realidades de populações envolvidas com o dia a dia da empresa, como colaboradores e suas famílias, como também proporciona novas oportunidades de negócio e também um reconhecimento positivo por parte da opinião pública. Em 2020, a responsabilidade social esteve no centro do noticiários devido a pandemia da Covid-19, responsável por desestabilizar economias e exacerbar desigualdades já existentes em todo o mundo. Assim como a queda, a reação da sociedade civil também foi instantânea para tentar minimizar os danos e ajudar milhares de pessoas que foram profundamente afetadas.   Doações em dinheiro, produtos de higiene, alimentos e outros serviços se multiplicaram construindo uma rede de apoio que tem garantido a sobrevivência de incontáveis famílias brasileiras, na ausência de políticas públicas efetivas por parte do governo federal. Vamos conhecer 05 empresas que foram destaque com suas ações de responsabilidade social durante a pandemia:  

1- Magazine Luiza

Além de ser destaque em resultado, sendo uma das empresas mais lucrativas do país nesse período, a Magalu também inovou nas ações de responsabilidade social. Prova disso, é que a empresa ocupa o primeiro lugar no ranking de empresas com impacto positivo de marca no período (média de 8.8), de acordo com o levantamento da Demanda Pesquisa de Desenvolvimento e Marketing, realizada em abril. Entre as ações de destaque do Magalu podemos citar a doação de mais de 10 milhões de reais em equipamentos de proteção e tratamento do Covid e a criação de um portal de venda para pequenos negócios exporem seus trabalhos online.  Outra grande ação diz respeito aos altos índices de violência contra a mulher que vem aumento vertiginosamente durante o isolamento social. As denúncias aumentaram 40% em comparação com 2019, segundo dados do Ministério da Mulher, Família e direitos humanos.  Observando esse cenário, a Magalu incluiu em seu app um botão para facilitar o acesso das vítimas aos canais de denúncia, se protegendo dos agressores que muitas vezes dificultam a denúncia.

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Confira 05 exemplos de marcas que se relacionam muito bem com seus clientes por meio de eventos

Estas empresas se destacam no mercado por oferecer experiências ao seu público e se relacionar com ele através de eventos diversos
  Aqui no blog da Parnaxx nós já falamos a respeito da promoção de eventos culturais como ferramenta de relacionamento com o cliente e separamos cinco ideias de experiências que você pode realizar com a sua marca. Mas hoje, para que você possa se inspirar, iremos trazer cinco exemplos de marcas que se relacionam muito bem com os clientes através de eventos.

1 - Heineken

Imagem: Divulgação

A cervejaria Heineken está no topo da lista porque é uma referência de longa data na promoção de diversos eventos não só no Brasil, mas no mundo. A marca participa de cerca de 200 eventos por ano em diversos países.  No Brasil, é tradicional patrocinadora de projetos como Rock in Rio, Lollapalooza e há alguns anos é apoiadora exclusiva do Popload Festival, que em geral acontece nos meses de outubro em São Paulo com atrações da música nacional e internacional. A marca não participa apenas de eventos grandiosos, mas também patrocina com frequência eventos como Réveillon e Carnaval em casas de show e baladas consagradas.

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Descubra tudo o que você precisa saber para planejar uma experiência de marca em um evento

Em posts anteriores, mostramos a importância do relacionamento com clientes através da marca e alguns exemplos muito bacanas de ações que você pode criar para a sua empresa. Mas e agora? Depois de todas essas informações, por onde começar? Vamos lá! Primeiro, é necessário checar o valor disponível para esta experiência. Qual é o budget que sua empresa dispõe para ações de marketing? Depois é preciso entender qual o objetivo dessa experiência dentro evento. Será para se relacionar com seus colaboradores, com clientes? Quem será o público alvo? Com estas respostas em mãos, um próximo passo é pesquisar e planejar para chegar no modelo ideal. Pesquise referências, agências que realizem trabalhos de live marketing, isso pode te ajudar a dar o pontapé inicial para o planejamento. Nesta fase é muito importante orçar diferentes fornecedores e entender o melhor formato de realização. Será necessário auxílio de uma agência? Ou então podemos fazer internamente com nossos colaboradores?  Salientamos que buscar empresas profissionais na realização de eventos, para experiência de marca é sempre uma boa opção. Dessa forma, é possível se concentrar em estratégias de relacionamento e garantir que todo o evento saia conforme combinado, atingindo as expectativas da sua diretoria, colaboradores e clientes convidados com o mínimo de trabalho e stress possível.

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Como projetos de arte-educação podem fazer a diferença no desenvolvimento de crianças e adolescentes

Entre os projetos sociais que mais efetivos e transformadores podemos destacar o trabalho com crianças e pré adolescentes, principalmente se o objetivo é promover o acesso a bens culturais e seus mecanismos de ensino. Nós já vimos aqui no Blog Parnaxx os vários tipos de projetos sociais que uma empresa socialmente responsável pode apoiar para tentar influir positivamente na sociedade em que está inserida e qual é a melhora maneira de selecioná-los para garantir seu retorno Uma das alternativas mais utilizadas para viabilizar este investimento, inclusive pela facilidade de pagamento via incentivo fiscal, é a Lei de Incentivo à Cultura, que proporciona um universo de possibilidades de patrocínio a projetos culturais.

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Dicas especiais de relacionamento com o cliente durante e após a pandemia

Separamos algumas dicas para que o relacionamento com o cliente se mantenha ativo durante e após a pandemia através dos canais digitais, que se tornaram uma realidade para muitas empresas que antes não os utilizavam como principal estratégia.
  O relacionamento com o cliente pode ser desenvolvido de diferentes formas, inclusive já falamos de algumas delas aqui no blog da Parnaxx. Entretanto, no ano de 2020 este tema se tornou um tanto desafiador: fomos todos impactados por uma pandemia mundial que trouxe diversas mudanças para a nossa rotina, hábitos e forma de se relacionar. Com isso, surgem dois questionamentos no universo empresarial: como manter a relação com o cliente ativa e como funcionará depois que tudo isso acabar? Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para que você fortaleça o seu relacionamento com os stakeholders em tempos de distanciamento social. Vale lembrar que essas dicas continuam valendo no contexto pós-pandemia, uma vez que as mudanças que estamos vivendo agora são a construção de um novo formato de vivência em sociedade, e, portanto, nas formas de se relacionar.  

1- Tenha canais digitais de contato

Uma vez que a relação presencial está limitada, você deve ter canais digitais acessíveis para que o seu cliente possa entrar em contato sempre que precisar. Deve-se acompanhar o e-mail de contato da empresa, as mensagens nas redes sociais, mensagens no site da empresa, entre outros canais. Também é importante alinhar o tom e a mensagem que a empresa deseja passar em seu discurso.  

2- Seja um parceiro 

Mais do que uma solução em formato de produto ou serviço, pensando em desenvolver relações sólidas, é importante que sua empresa se posicione como um parceiro, ainda mais neste momento difícil para todos. Além de dar apoio, vale tudo: dicas sobre a pandemia, sobre cuidar da casa, organização no home-office, entre outros. O importante é demonstrar a empatia e preocupação com o bem-estar do seu cliente.

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