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Confira 05 exemplos de marcas que se relacionam muito bem com seus clientes por meio de eventos

Estas empresas se destacam no mercado por oferecer experiências ao seu público e se relacionar com ele através de eventos diversos
  Aqui no blog da Parnaxx nós já falamos a respeito da promoção de eventos culturais como ferramenta de relacionamento com o cliente e separamos cinco ideias de experiências que você pode realizar com a sua marca. Mas hoje, para que você possa se inspirar, iremos trazer cinco exemplos de marcas que se relacionam muito bem com os clientes através de eventos.

1 - Heineken

Imagem: Divulgação

A cervejaria Heineken está no topo da lista porque é uma referência de longa data na promoção de diversos eventos não só no Brasil, mas no mundo. A marca participa de cerca de 200 eventos por ano em diversos países.  No Brasil, é tradicional patrocinadora de projetos como Rock in Rio, Lollapalooza e há alguns anos é apoiadora exclusiva do Popload Festival, que em geral acontece nos meses de outubro em São Paulo com atrações da música nacional e internacional. A marca não participa apenas de eventos grandiosos, mas também patrocina com frequência eventos como Réveillon e Carnaval em casas de show e baladas consagradas.

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Descubra tudo o que você precisa saber para planejar uma experiência de marca em um evento

Em posts anteriores, mostramos a importância do relacionamento com clientes através da marca e alguns exemplos muito bacanas de ações que você pode criar para a sua empresa. Mas e agora? Depois de todas essas informações, por onde começar? Vamos lá! Primeiro, é necessário checar o valor disponível para esta experiência. Qual é o budget que sua empresa dispõe para ações de marketing? Depois é preciso entender qual o objetivo dessa experiência dentro evento. Será para se relacionar com seus colaboradores, com clientes? Quem será o público alvo? Com estas respostas em mãos, um próximo passo é pesquisar e planejar para chegar no modelo ideal. Pesquise referências, agências que realizem trabalhos de live marketing, isso pode te ajudar a dar o pontapé inicial para o planejamento. Nesta fase é muito importante orçar diferentes fornecedores e entender o melhor formato de realização. Será necessário auxílio de uma agência? Ou então podemos fazer internamente com nossos colaboradores?  Salientamos que buscar empresas profissionais na realização de eventos, para experiência de marca é sempre uma boa opção. Dessa forma, é possível se concentrar em estratégias de relacionamento e garantir que todo o evento saia conforme combinado, atingindo as expectativas da sua diretoria, colaboradores e clientes convidados com o mínimo de trabalho e stress possível.

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Como projetos de arte-educação podem fazer a diferença no desenvolvimento de crianças e adolescentes

Entre os projetos sociais que mais efetivos e transformadores podemos destacar o trabalho com crianças e pré adolescentes, principalmente se o objetivo é promover o acesso a bens culturais e seus mecanismos de ensino. Nós já vimos aqui no Blog Parnaxx os vários tipos de projetos sociais que uma empresa socialmente responsável pode apoiar para tentar influir positivamente na sociedade em que está inserida e qual é a melhora maneira de selecioná-los para garantir seu retorno Uma das alternativas mais utilizadas para viabilizar este investimento, inclusive pela facilidade de pagamento via incentivo fiscal, é a Lei de Incentivo à Cultura, que proporciona um universo de possibilidades de patrocínio a projetos culturais.

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Dicas especiais de relacionamento com o cliente durante e após a pandemia

Separamos algumas dicas para que o relacionamento com o cliente se mantenha ativo durante e após a pandemia através dos canais digitais, que se tornaram uma realidade para muitas empresas que antes não os utilizavam como principal estratégia.
  O relacionamento com o cliente pode ser desenvolvido de diferentes formas, inclusive já falamos de algumas delas aqui no blog da Parnaxx. Entretanto, no ano de 2020 este tema se tornou um tanto desafiador: fomos todos impactados por uma pandemia mundial que trouxe diversas mudanças para a nossa rotina, hábitos e forma de se relacionar. Com isso, surgem dois questionamentos no universo empresarial: como manter a relação com o cliente ativa e como funcionará depois que tudo isso acabar? Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para que você fortaleça o seu relacionamento com os stakeholders em tempos de distanciamento social. Vale lembrar que essas dicas continuam valendo no contexto pós-pandemia, uma vez que as mudanças que estamos vivendo agora são a construção de um novo formato de vivência em sociedade, e, portanto, nas formas de se relacionar.  

1- Tenha canais digitais de contato

Uma vez que a relação presencial está limitada, você deve ter canais digitais acessíveis para que o seu cliente possa entrar em contato sempre que precisar. Deve-se acompanhar o e-mail de contato da empresa, as mensagens nas redes sociais, mensagens no site da empresa, entre outros canais. Também é importante alinhar o tom e a mensagem que a empresa deseja passar em seu discurso.  

2- Seja um parceiro 

Mais do que uma solução em formato de produto ou serviço, pensando em desenvolver relações sólidas, é importante que sua empresa se posicione como um parceiro, ainda mais neste momento difícil para todos. Além de dar apoio, vale tudo: dicas sobre a pandemia, sobre cuidar da casa, organização no home-office, entre outros. O importante é demonstrar a empatia e preocupação com o bem-estar do seu cliente.

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A cadeia cultural através do investimento privado

Vimos anteriormente no Blog Parnaxx o retorno que o investimento no setor cultural pode trazer para sua empresa e como o incentivo fiscal pode ser um mecanismo para viabilizar esse aporte, desonerando quase que completamente o seu caixa.  Agora, a ideia é mostrarmos a abrangência desse cenário na realidade cultural brasileira. Como a cadeia cultural se estrutura através do investimento privado? De que modo sua empresa pode incentivar? E ainda, qual a responsabilidade que esses entes privados têm de incentivar o desenvolvimento da cultura?   

 Patrocínio incentivado e investimento público-privado

Por ser uma das alternativas mais eficientes do mercado, o incentivo fiscal é também a maior fonte de financiamento da cultura no Brasil. No ano de 2018, cerca de 3,25 bilhões de reais foram doados para filantropia no país, cerca de 460 milhões são via incentivo fiscal. Ou seja, representam uma parcela importante do que é repassado pela iniciativa privada a projetos sócio-culturais.  No caso específico do setor cultural, o números são ainda mais expressivos. Os projetos inscritos via Lei de Incentivo Fiscal injetaram quase 50 bilhões de reais na economia brasileira desde a sua criação em 1991.    É com essa parceria fiscal público-privada que projetos dos quatro cantos do Brasil ganhem vida e transformem realidades através do ensino e acesso à cultura.  

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Entrevista: Conheça os desafios de uma instituição social e a importância do investimento privado nessa realidade

Em matérias anteriores falamos da importância da responsabilidade social para empresas, as formas em que a empresa pode se envolver com a comunidade. Hoje, trazemos uma material especial realizado em parceria com uma instituição social de Curitiba. Batemos um papo com a Bianca Baldini, fundadora e Presidente da ONG Um Lugar ao Sol desde 2007, sobre os desafios e importância do apoio privado a instituições sociais.

Bianca Baldini, fundadora da Um Lugar ao Sol

Um Lugar ao Sol

  A ONG Um Lugar ao Sol é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo prestar assistencialismo e educação a crianças em risco social. Sua atuação é no bairro do Tatuquara, cidade de Curitiba, ofertando para crianças e adolescentes que residem nesta região a oportunidade de participar de cursos e atividades diversificadas que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e qualificação.  Em 2019, a instituição atendeu mais 60 jovens, com 25 voluntários, ofereceu mais de 250 kg de alimentos por mês e teve um média de R$3 mil de gastos mensais.  

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Eventos culturais como ferramenta de relacionamento com o cliente

Entenda como diversas organizações desenvolvem relações genuínas e duradouras com seus clientes proporcionando momentos e experiências marcantes a eles. Você sabia que eventos culturais são uma das opções mais atrativas para isto? 
  Ter uma estratégia bem-sucedida de relacionamento com o cliente é um dos principais desafios no dia a dia de uma empresa, principalmente para a gestão e as áreas de vendas e marketing. Esse pode ser um dos caminhos para garantir a fidelização e uma experiência completa com a organização, que vai muito além do bom atendimento e da qualidade do produto ou serviço ofertado. Neste contexto, não é novidade para ninguém que a relação empresa x cliente acaba se tornando muito mais humanizada, e a chave é exatamente essa: conhecer a fundo a persona, seus gostos pessoais, lugares que frequenta, motivações, entre outros fatores. A partir disso, o caminho é utilizar este conhecimento como estratégia para sair da rotina, gerar uma relação de empatia e confiança, e assim começar a criar um vínculo. Aqui no blog já publicamos alguns conteúdos sobre relacionamento e fidelização, e hoje vamos nos aprofundar em uma ação cada dia mais comum no universo corporativo: a participação em eventos culturais como ferramenta para se relacionar com o cliente. No Brasil empresas de diferentes segmentos são parceiras ou patrocinadoras de projetos culturais, na maioria das vezes com o objetivo de apoio à cultura, posicionamento e visibilidade para a marca, contribuição em causas, engajamento do público interno, e o principal: gerar experiências memoráveis para seus stakeholders, como clientes, colaboradores e fornecedores. Participar de eventos, além de ser uma forma criativa de estreitar laços, traz uma diversidade de possibilidades, permitindo assim a comunicação com as diferentes personas que o negócio pode ter.

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Voluntariado Corporativo: Um poderosa ferramenta de endomarketing

O voluntariado corporativo pode ser uma ótima opção para quem busca implementar ações de endomarketing efetivas dentro da empresa. Iniciativas do gênero têm aumentado cada vez mais no mundo corporativo
  Melhorar o relacionamento, o engajamento e a motivação entre os colaboradores não é tarefa fácil para nenhuma empresa e é por isso que surge a necessidade da implementação de ações de endomarketing. Essas ações têm como objetivo aproximar as pessoas, estreitar laços, aliviar o estresse do dia-a-dia e trazer mais conforto e harmonia para o ambiente de trabalho, desse modo é possível fortalecer a relação do colaborador com a empresa, aumentando a atração e a retenção de profissionais qualificados.  Aqui no Blog Parnaxx nós já falamos dos sinais que indicam que suas ações de endomarketing precisam ser fortalecidas e trouxemos dicas para implementar ações efetivas na empresa, mas agora iremos focar especificamente na utilização do voluntariado corporativo como grande aliado nesse processo.  

No conceito e na prática

O manual “Como as empresas podem implementar programas de Voluntariado Empresarial”, publicado pelo Instituto Ethos, traz a seguinte definição: “Voluntariado empresarial é um conjunto de ações realizadas por empresas para incentivar e apoiar o envolvimento dos seus funcionários em atividades voluntárias na comunidade” É esse conjunto de ações desenvolvidas pela companhia que constituem um ou mais Programas de Voluntariado, geralmente conduzidos pelas áreas de Recursos Humanos, Sustentabilidade ou Responsabilidade Social. Partindo dessas definições, vamos direto ao ponto: afinal de contas, o que é e o que não é voluntariado corporativo?  

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8 passos para começar a trabalhar com leis de incentivo fiscal

Direcionar a carga tributária da empresa por meio de incentivos fiscais, apoiando atividades culturais e sociais pode ser mais simples do que parece. Ficou interessado? Então acompanhe esses 8 passos. 
  1 - Primeiro, é necessário conhecer um pouco mais sobre as possibilidades que a lei traz. Com as leis de incentivo parte do seu imposto a pagar pode ser destinado a projetos que tenham conexão com a sua empresa, incentivando áreas como saúde, educação, cultura, entre outros setores.  Entre as leis de incentivo federais, as mais conhecidas são a Lei de Incentivo à Cultura, Lei do Audiovisual, Fundo Nacional do Idoso, Incentivo ao Esporte, PRONON, PRONAS e Fundo da Infância e Adolescência. Fique de olho nas leis municipais da sua cidade e nos incentivos do seu estado pois também são alternativas interessantes pensando que você pode incentivar nas três instâncias, descontando diferentes impostos. Se você não conhece algumas dessas que mencionei, aproveite para ler no nosso blog “Incentivo fiscal social: tem utilizado todas as possibilidades?”    2 - Conhecendo mais sobre as possibilidades do incentivo, o segundo passo é saber qual deles a empresa pode utilizar, baseado na sua tributação. As tributações impactam: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ); Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL); Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI); Programa de Integração Social (PIS); Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto Sobre Serviços (ISS). Sua empresa provavelmente contribui com alguns desses impostos, então está na hora de direcioná-los de modo a conhecer o destino do seu dinheiro.  Para pessoas jurídicas, é necessário que a opção de pagamento do imposto de renda (IR) seja com base no regime de tributação de lucro real, podendo deduzir até 9% do IR devido, utilizando diferentes leis.  

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