Estratégia de marca, Experiência de Marca, Marketing de Experiência, Posicionamento de marca

05 experiências que você pode fazer com a sua marca

Você com certeza já deve ter ouvido falar em experiência de marca, certo? Se ainda não ouviu, ou ouviu e ainda não sabe muito bem o que significa, pode deixar que a gente explica.

Experiência de marca, ou Brand Experience, é uma forma de envolver o público por meio de ações que evoquem emoções, sentimentos e que também o envolva fisicamente, para que ele possa emergir verdadeiramente no que está sendo promovido. Como o nome já diz, é realmente uma experiência que pretende gerar espanto, surpresa, alegria, emoção, susto. E por meio disso o consumidor se identifica mais com sua marca e assim, se lembra com mais facilidade dela, se aproxima mais dela e gera mais conversões.

Tudo bem, agora depois de explicado, você deve estar se perguntando: “E como eu posso fazer uma experiência de marca de qualidade e com valor?” 

Fique tranquilo! O céu é o limite e as possibilidades são inúmeras! Pensando nisso, separamos alguns exemplos de experiências de marca para que você possa deixar a imaginação fluir e possa aproveitar ao máximo toda a potencialidade que sua marca tem!

 

  • Roda mundo, Roda Gigante

 

Sim, vamos começar com um exemplo tupiniquim através de um evento que já é bem consagrado em solo nacional! Estamos falando das experiências de marca no Rock In Rio!

Um dos eventos mais conhecidos de música no Brasil e no mundo todo e que sempre nos dá muitos materiais ótimos para nos inspirarmos. Nesse caso, temos a ativação da Skol, que colocou uma roda gigante no sítio onde o Rock In Rio estava sendo apresentado para remeter ao famoso logo e slogan deles: “Desce redondo” 

Ativação feita pela Skol no Rock In Rio em 2016. Um ótimo exemplo que a imaginação é o limite.

 

  • Um dia normal se transforma

 

Continuando no mundo das cervejas que sempre nos dá ótimas ideias de ativações com a marca, seguimos com um exemplo da Heineken, que fez uma ativação incrível no Chile e que literalmente transformou um dia rotineiro em possivelmente um dos melhores dias na vida de um sortudo participante. 

Estamos falando de uma gincana maluca que aconteceu em um supermercado local. O objetivo era achar a outra metade de um ingresso e o prêmio? Uma viagem com tudo pago para assistir a final da UEFA Champions League na Europa!

 

  • Milkshake quadrado?

 

Sim, é isso mesmo que você está lendo! Voltando a falar de festivais e de ativações dentro deles, a cadeia de restaurantes Sonic resolveu inovar no Coachella e criar um milkshake quadrado que fica incrível para postar fotos no Instagram

Obviamente que foi um sucesso, não é? Quem não vai querer tirar uma foto com algo tão fora do normal como isso?

 

  • Loja que não é loja?

 

Loja da Samsung que não é loja, em Nova York. Seu design inovador convida as pessoas a participar de uma experiência única e singular.

Estamos falando agora de um dos expoentes da tecnologia. É a Samsung que resolveu inovar e simplesmente mudar toda a concepção de uma de suas lojas mais conhecidas e prestigiadas em Nova York. Isso porque a concorrência estava logo ali do lado, com a loja da Apple.

Para isso, a Samsung simplesmente alterou todo o layout interno da loja e, ao invés de ser uma loja tradicional, ela parou de vender produtos ali, deixando o local apenas para demonstrar suas inovações tecnológicas. Uma estratégia ousada e que com certeza aproximou (e muito) o seu público da marca.

 

  • Simples e eficaz

 

Agora vamos para um exemplo mais simples, mas ao mesmo tempo extremamente eficaz, para mostrar que não precisamos fazer ativações caríssimas e mirabolantes como a última que mostramos. 

E para confirmar isso, trazemos outro exemplo da mesma marca. Com o intuito de mostrar a qualidade da resolução da sua nova TV 3D a empresa construiu uma moldura para um balanço infantil para transmitia às pessoas a sensação proporcionada pelo produto — imagens tão definidas que saltam da tela. Distribuído em diversas áreas recreativas, o brinquedo proporcionou uma experiência real para adultos e crianças, apesar da sua simplicidade.

Simples e eficaz, a ativação da Samsung mostra que uma experiência de marca pode ser incrível e aproximar o público.

Espero que essas dicas te ajudem para as próximas ativações em eventos que vierem a surgir na sua empresa! Para mais conteúdo como esse, continue ligado no nosso canal.

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