Eventos, Experiência de Marca, Projetos Culturais

Eventos culturais como ferramenta de relacionamento com o cliente

Entenda como diversas organizações desenvolvem relações genuínas e duradouras com seus clientes proporcionando momentos e experiências marcantes a eles. Você sabia que eventos culturais são uma das opções mais atrativas para isto? 

 

Ter uma estratégia bem-sucedida de relacionamento com o cliente é um dos principais desafios no dia a dia de uma empresa, principalmente para a gestão e as áreas de vendas e marketing. Esse pode ser um dos caminhos para garantir a fidelização e uma experiência completa com a organização, que vai muito além do bom atendimento e da qualidade do produto ou serviço ofertado.

Neste contexto, não é novidade para ninguém que a relação empresa x cliente acaba se tornando muito mais humanizada, e a chave é exatamente essa: conhecer a fundo a persona, seus gostos pessoais, lugares que frequenta, motivações, entre outros fatores. A partir disso, o caminho é utilizar este conhecimento como estratégia para sair da rotina, gerar uma relação de empatia e confiança, e assim começar a criar um vínculo.

Aqui no blog já publicamos alguns conteúdos sobre relacionamento e fidelização, e hoje vamos nos aprofundar em uma ação cada dia mais comum no universo corporativo: a participação em eventos culturais como ferramenta para se relacionar com o cliente.

No Brasil empresas de diferentes segmentos são parceiras ou patrocinadoras de projetos culturais, na maioria das vezes com o objetivo de apoio à cultura, posicionamento e visibilidade para a marca, contribuição em causas, engajamento do público interno, e o principal: gerar experiências memoráveis para seus stakeholders, como clientes, colaboradores e fornecedores. Participar de eventos, além de ser uma forma criativa de estreitar laços, traz uma diversidade de possibilidades, permitindo assim a comunicação com as diferentes personas que o negócio pode ter.

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O conceito de experiências é cada dia mais comum no mundo empresarial, principalmente quando se trata do que se quer trazer para os clientes. Proporcionar momentos marcantes é um dos melhores caminhos para causar uma impressão positiva sobre a marca. Isso ocorre porque é muito comum que as pessoas fiquem impactadas a nível pessoal, associando este sentimento diretamente a quem o fez possível.

Aqui na Parnaxx, nossos maiores projetos são o Festival de Teatro de Curitiba e o Risorama. Através deles, mais de 100 empresas como a Vivo, Caixa Seguradora e Cacildis já tiveram a oportunidade de fortalecer suas relações com clientes e funcionários oferecendo experiências inesquecíveis em espetáculos teatrais do mundo todo e shows de stand-up comedy com os maiores humoristas do país, contando com camarotes e serviços exclusivos que fizeram toda a diferença para quem foi convidado.

 

Ativações de marca da Havan e Cacildis durante o Risorama Curitiba 2019. O cliente era impactado assim que sentava nas cadeiras para assistir os espetáculos.

Mas afinal, quais são os diferenciais para minha empresa ao utilizar os eventos como uma ferramenta?

 

1- Comunicação com o cliente

Ao atuar como parceira em um evento, a empresa pode ter um contato direto com o cliente, seja realizando ações de ativação da marca, ou tendo um representante do negócio que interage com os convidados.

 

2- Diversas possibilidades

A área cultural conta com diferentes tipos de iniciativas e segmentos, que variam entre teatro, música, gastronomia, humor, cinema, livros, artes visuais, museus, folclore, entre muitos outros. Assim, é possível estar em contato com diferentes perfis de consumidor.

 

3- Imagem positiva da marca

O relacionamento não consiste apenas em conversar diretamente com o cliente ou colaborador, mas também considerar a impressão que estas pessoas têm sobre a marca. Ao se associar a um evento cultural, a empresa com certeza cria uma boa impressão e se posiciona de uma maneira próxima e confiável.

 

4- Marca além do serviço ou produto

Mesmo que o objetivo final seja a fidelização, através dos eventos a marca tem uma oportunidade maior: se posicionar além do seu produto ou serviço, demonstrando também que existe uma preocupação social e cultural, gerando novas possibilidades para que o público crie empatia.

Fique de olho no blog Parnaxx para mais conteúdos sobre experiências com a marca e relacionamento através de eventos!

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