Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

A cadeia cultural através do investimento privado

Vimos anteriormente no Blog Parnaxx o retorno que o investimento no setor cultural pode trazer para sua empresa e como o incentivo fiscal pode ser um mecanismo para viabilizar esse aporte, desonerando quase que completamente o seu caixa.  Agora, a ideia é mostrarmos a abrangência desse cenário na realidade cultural brasileira. Como a cadeia cultural se estrutura através do investimento privado? De que modo sua empresa pode incentivar? E ainda, qual a responsabilidade que esses entes privados têm de incentivar o desenvolvimento da cultura?   

 Patrocínio incentivado e investimento público-privado

Por ser uma das alternativas mais eficientes do mercado, o incentivo fiscal é também a maior fonte de financiamento da cultura no Brasil. No ano de 2018, cerca de 3,25 bilhões de reais foram doados para filantropia no país, cerca de 460 milhões são via incentivo fiscal. Ou seja, representam uma parcela importante do que é repassado pela iniciativa privada a projetos sócio-culturais.  No caso específico do setor cultural, o números são ainda mais expressivos. Os projetos inscritos via Lei de Incentivo Fiscal injetaram quase 50 bilhões de reais na economia brasileira desde a sua criação em 1991.    É com essa parceria fiscal público-privada que projetos dos quatro cantos do Brasil ganhem vida e transformem realidades através do ensino e acesso à cultura.  

Leia Mais

Entrevista: Conheça os desafios de uma instituição social e a importância do investimento privado nessa realidade

Em matérias anteriores falamos da importância da responsabilidade social para empresas, as formas em que a empresa pode se envolver com a comunidade. Hoje, trazemos uma material especial realizado em parceria com uma instituição social de Curitiba. Batemos um papo com a Bianca Baldini, fundadora e Presidente da ONG Um Lugar ao Sol desde 2007, sobre os desafios e importância do apoio privado a instituições sociais.

Bianca Baldini, fundadora da Um Lugar ao Sol

Um Lugar ao Sol

  A ONG Um Lugar ao Sol é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo prestar assistencialismo e educação a crianças em risco social. Sua atuação é no bairro do Tatuquara, cidade de Curitiba, ofertando para crianças e adolescentes que residem nesta região a oportunidade de participar de cursos e atividades diversificadas que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e qualificação.  Em 2019, a instituição atendeu mais 60 jovens, com 25 voluntários, ofereceu mais de 250 kg de alimentos por mês e teve um média de R$3 mil de gastos mensais.  

Leia Mais

Eventos culturais como ferramenta de relacionamento com o cliente

Entenda como diversas organizações desenvolvem relações genuínas e duradouras com seus clientes proporcionando momentos e experiências marcantes a eles. Você sabia que eventos culturais são uma das opções mais atrativas para isto? 
  Ter uma estratégia bem-sucedida de relacionamento com o cliente é um dos principais desafios no dia a dia de uma empresa, principalmente para a gestão e as áreas de vendas e marketing. Esse pode ser um dos caminhos para garantir a fidelização e uma experiência completa com a organização, que vai muito além do bom atendimento e da qualidade do produto ou serviço ofertado. Neste contexto, não é novidade para ninguém que a relação empresa x cliente acaba se tornando muito mais humanizada, e a chave é exatamente essa: conhecer a fundo a persona, seus gostos pessoais, lugares que frequenta, motivações, entre outros fatores. A partir disso, o caminho é utilizar este conhecimento como estratégia para sair da rotina, gerar uma relação de empatia e confiança, e assim começar a criar um vínculo. Aqui no blog já publicamos alguns conteúdos sobre relacionamento e fidelização, e hoje vamos nos aprofundar em uma ação cada dia mais comum no universo corporativo: a participação em eventos culturais como ferramenta para se relacionar com o cliente. No Brasil empresas de diferentes segmentos são parceiras ou patrocinadoras de projetos culturais, na maioria das vezes com o objetivo de apoio à cultura, posicionamento e visibilidade para a marca, contribuição em causas, engajamento do público interno, e o principal: gerar experiências memoráveis para seus stakeholders, como clientes, colaboradores e fornecedores. Participar de eventos, além de ser uma forma criativa de estreitar laços, traz uma diversidade de possibilidades, permitindo assim a comunicação com as diferentes personas que o negócio pode ter.

Leia Mais

Voluntariado Corporativo: Um poderosa ferramenta de endomarketing

O voluntariado corporativo pode ser uma ótima opção para quem busca implementar ações de endomarketing efetivas dentro da empresa. Iniciativas do gênero têm aumentado cada vez mais no mundo corporativo
  Melhorar o relacionamento, o engajamento e a motivação entre os colaboradores não é tarefa fácil para nenhuma empresa e é por isso que surge a necessidade da implementação de ações de endomarketing. Essas ações têm como objetivo aproximar as pessoas, estreitar laços, aliviar o estresse do dia-a-dia e trazer mais conforto e harmonia para o ambiente de trabalho, desse modo é possível fortalecer a relação do colaborador com a empresa, aumentando a atração e a retenção de profissionais qualificados.  Aqui no Blog Parnaxx nós já falamos dos sinais que indicam que suas ações de endomarketing precisam ser fortalecidas e trouxemos dicas para implementar ações efetivas na empresa, mas agora iremos focar especificamente na utilização do voluntariado corporativo como grande aliado nesse processo.  

No conceito e na prática

O manual “Como as empresas podem implementar programas de Voluntariado Empresarial”, publicado pelo Instituto Ethos, traz a seguinte definição: “Voluntariado empresarial é um conjunto de ações realizadas por empresas para incentivar e apoiar o envolvimento dos seus funcionários em atividades voluntárias na comunidade” É esse conjunto de ações desenvolvidas pela companhia que constituem um ou mais Programas de Voluntariado, geralmente conduzidos pelas áreas de Recursos Humanos, Sustentabilidade ou Responsabilidade Social. Partindo dessas definições, vamos direto ao ponto: afinal de contas, o que é e o que não é voluntariado corporativo?  

Leia Mais

8 passos para começar a trabalhar com leis de incentivo fiscal

Direcionar a carga tributária da empresa por meio de incentivos fiscais, apoiando atividades culturais e sociais pode ser mais simples do que parece. Ficou interessado? Então acompanhe esses 8 passos. 
  1 - Primeiro, é necessário conhecer um pouco mais sobre as possibilidades que a lei traz. Com as leis de incentivo parte do seu imposto a pagar pode ser destinado a projetos que tenham conexão com a sua empresa, incentivando áreas como saúde, educação, cultura, entre outros setores.  Entre as leis de incentivo federais, as mais conhecidas são a Lei de Incentivo à Cultura, Lei do Audiovisual, Fundo Nacional do Idoso, Incentivo ao Esporte, PRONON, PRONAS e Fundo da Infância e Adolescência. Fique de olho nas leis municipais da sua cidade e nos incentivos do seu estado pois também são alternativas interessantes pensando que você pode incentivar nas três instâncias, descontando diferentes impostos. Se você não conhece algumas dessas que mencionei, aproveite para ler no nosso blog “Incentivo fiscal social: tem utilizado todas as possibilidades?”    2 - Conhecendo mais sobre as possibilidades do incentivo, o segundo passo é saber qual deles a empresa pode utilizar, baseado na sua tributação. As tributações impactam: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ); Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL); Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI); Programa de Integração Social (PIS); Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto Sobre Serviços (ISS). Sua empresa provavelmente contribui com alguns desses impostos, então está na hora de direcioná-los de modo a conhecer o destino do seu dinheiro.  Para pessoas jurídicas, é necessário que a opção de pagamento do imposto de renda (IR) seja com base no regime de tributação de lucro real, podendo deduzir até 9% do IR devido, utilizando diferentes leis.  

Leia Mais

O que considerar ao escolher projetos de responsabilidade social para apoio e patrocínio?

Sua empresa já realiza ações de responsabilidade social? É parceira de algum projeto? Saiba pontos importantes para considerar a escolha de seus parceiros.
  Após entender a importância da responsabilidade social no mundo corporativo e os tipos de projetos que podem ser desenvolvidos por uma empresa socialmente responsável, você deve estar se perguntando como é possível fazer uma escolha assertiva para sua empresa, entre as várias possibilidades e projetos diferentes que existem? Calma, a gente te ajuda. Ao pensar em tipos de projetos a serem apoiados, um bom primeiro passo é sempre ter em mente os valores e motivos da sua empresa. Qual o seu nicho? Em que região você está inserido? A comunidade ao redor necessita de algum apoio ou tem carência de alguma necessidade básica? Após esta análise da relação empresa e comunidade, fica mais fácil procurar projetos que façam mais sentido com o objetivo da sua área de responsabilidade.  A busca pode começar dentro da própria comunidade, verificando se já existe algum projeto que trabalhe em função da necessidade sentida pela região. Caso não tenha, pode ser expandida para a cidade em que a empresa está inserida ou então direcionada para projetos nacionais que possam auxiliar o país como um tudo, bem como as filiais e/ou fábricas e escritórios. Maravilha! Achamos um projeto que parece ser super bacana. Como podemos nos certificar que é um projeto sério e transformará seu investimento em ações reais?

Leia Mais