Existem várias maneiras de se relacionar com seu cliente que apresentam resultados positivos. Mas às vezes acabamos optando sempre pelas mais consagradas, deixando de lado experiências e vivências que podem ser tão impactantes quanto as formas tradicionais.
Criar um vínculo duradouro e de qualidade com seu cliente é fundamental para sua real fidelização. Isso faz com que ele passe a ser um mero comprador de seu produto ou serviço e passe a ser um defensor, propagador e consumidor ativo e contínuo de tudo que sua empresa pode oferecer para ele. Mas claro que para ser conquistado dessa maneira, seu cliente passa por várias fases e ainda te dá dicas de como melhorar esse relacionamento até que finalmente ele possa ser um consumidor fiel e feliz com você e suas soluções.
Lembrando rapidamente que até o cliente finalmente “se apaixonar” por você, ele passa por algumas etapas até tomar a decisão de compra. Depois disso, você precisa continuar nutrindo essa relação para que ele continue próximo a você e veja valor em suas ações, como em qualquer relacionamento que conhecemos.
E como posso nutrir esse relacionamento?
Primeiro de tudo, você deve conhecer seu público. Seus gostos, o que mais valorizam, o que gostariam de ver diferente. Tudo isso é importante na hora de decidir como vou me relacionar.
A partir daí, a próxima tarefa é um exercício de empatia. É pensar: “O que realmente meus consumidores gostariam de ver, experimentar, sentir, ganhar, ver e de que forma posso entregar isso à eles?”
Feito isso, está na hora de decidir como se aproximar e entregar isso da melhor maneira. E aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a fazer isso acontecer, passando desde as mais tradicionais até as mais atuais e que estão se tornando nossas conhecidas no Blog Parnaxx.
1 – Comece pelo simples, lembre seu aniversário!
Esse é o básico do básico, o ABC dos relacionamentos. Quem nunca recebeu um parabéns acompanhado de uma condição especial nessa data tão importante do ano? Um método bem antigo e já consagrado no setor, lembrar da data de aniversário do seu cliente e dar um agrado a ele, seja por uma condição especial ou por um presente ajuda muito a trazer o cliente para mais próximo de você e reforçar o vínculo com ele.
2 – Trocar e ganhar, é comigo mesmo!
Programas de fidelidade estão ganhando cada vez mais espaço atualmente. Afinal, quem não quer ganhar mais por estar consumindo mais? Isso faz com que a roda de consumo interno na sua empresa seja aquecida e evoca uma vontade de aquisição maior de seus produtos, reforçando a relação empresa-público.
3 – De graça até injeção na testa!
Com todo o perdão do termo popular, sabemos muito bem a utilidade de presentes. ainda mais se isso for um souvenir útil e que nos faça estar próximos daquilo que nos ofereceu. Ação também já bem conhecida no setor e que corresponde a entrega de brindes com a marca da companhia, como bonés, canecas, chaveiros e canetas.
4 – Cash o quê?
Termo que está se popularizando cada vez mais entrando no vocabulário das pessoas, o cashback é a última novidade do momento e tem ganho cada vez mais adeptos. Afinal, se ganhar um brinde é bom, imagina ganhar dinheiro de volta? É assim que o cashback funciona, e como está funcionando. Ajuda a manter seu cliente feliz e motivado para comprar mais e melhor.
5 – Ofereça mais e impacte de verdade!
E se você for além de todos esses descontos no aniversário, pontos para trocas, brindes e até dinheiro de volta para oferecer algo especial para seu cliente? Uma experiência única que vai marcá-lo para sempre e ser um ponto de referência para sua marca nas próximas vezes que ele pensar em você!
O chamado marketing de experiência é uma atividade cada vez mais crescente no mercado, que pensa em entregar não só uma participação em um evento, mas fazer com que as pessoas mergulhem fundo e aproveitem todas as possibilidades que essa ação pode oferecer, bem como entrega de brindes, ativações de marca (como a que selecionamos de foto para o texto realizada no último Festival de Teatro de Curitiba), posicionamento de marca alinhado com a filosofia do evento em questão. E isso pode se estender para shows, espetáculos de dança, teatro, apresentações musicais, festivais. As possibilidades são muitas e sempre recheadas de formas para trazer seu cliente para mais perto e construir um relacionamento longo e duradouro.
Para saber mais sobre como impactar verdadeiramente seu público utilizando o marketing de experiência, veja esse material aqui que preparamos para você clicando aqui!
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