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Entenda os impactos que uma estratégia de marca bem definida pode trazer para sua empresa

A estratégia de marca pode ser definida como um conjunto de processos, atividades, ações e decisões implementadas pela marca com o objetivo de gerar valor aos seus serviços e produtos, de modo a destacá-la no mercado frente aos concorrentes. Essa estratégia deve ser pensada a longo prazo para que a marca chegue às suas metas específicas de forma bem-sucedida. 

Uma marca não é definida apenas pela identidade visual, pelo posicionamento e pelos produtos que oferece, mas materializa-se através do conjunto de todos os elementos que passam a compor uma ideia central coesa que irá nortear todas as ações da empresa. Pode-se afirmar que uma estratégia de marca bem definida é o ponto de partida para o desenvolvimento de uma identidade relevante.

Para o desenvolvimento de uma estratégia de marca realmente eficaz é fundamental levar em consideração alguns requisitos que iremos ilustrar a seguir. Siga conosco para descobrir quais são eles!

Propósito

É o primeiro ponto que deve ser levado em consideração para a construção de uma estratégia de marca poderosa. A crença que a empresa carrega, o motivo pelo qual a companhia desenvolve seu trabalho, o porquê da sua existência, são os elementos que compõe o propósito de uma marca.

Embora o lucro seja o foco da maioria das empresas, as marcas que conseguem enfatizar um propósito real que vá além do lucro automaticamente passam a ser mais reconhecidas e mais valorizadas

Consistência

Uma mensagem coesa é fundamental para o reconhecimento de uma marca no mercado. Evitar falar sobre assuntos que não se relacionam com a sua marca e sempre reiterar o posicionamento da empresa são a chave para manter a consistência na mensagem que se pretende transmitir. 

Quando todos os elementos e abordagens de uma marca estão bem alinhados, quando a comunicação e as ações de marketing conseguem transmitir a mesma ideia, pode-se dizer que a marca está sabendo se posicionar adequadamente. Esse conjunto de fatores está diretamente ligado ao reconhecimento que o público tem da sua marca e, consequentemente, à fidelização. 

Emoção

Mas nada adianta transmitir uma mensagem coesa se ela não gerar impacto e não emocionar o público-alvo ao ponto de fazê-lo interagir e responder aos seus estímulos. Proporcionar ao cliente a sensação de pertencimento a um grupo maior, que dialoga com valores que estão acima do mero materialismo do produto é essencial na construção da estratégia de marca. 

É comprovado que as pessoas sentem essa necessidade de construir relacionamentos e de pertencer a determinados grupos sociais. Portanto, se a sua marca for um canal supressor dessa necessidade, bingo! Você conseguiu trazer seu cliente para um relacionamento mais íntimo e profundo, o que gera impactos diretos sobre as vendas. 

Conhecer a concorrência

Para conseguir melhorar sua marca, aproveite os erros e acertos dos concorrentes para tirar ideias e insights positivos. Se vocês estão no mesmo ramo de negócio é porque procuram atingir os mesmos clientes, certo? Observe como os concorrentes se posicionam, quais ações desempenham, quais os canais de abordagem e a forma como se relacionam com o cliente. 

Absorva e integre em seu fluxo de trabalho aquilo que funciona e tenha em conta também as ações que não funcionam para não repetir o mesmo erro. Assim fica mais fácil identificar os aspectos que diferenciam sua marca das demais e abordar de forma mais eficaz seu público-alvo.

Afinal de contas, qual a importância de uma estratégia de marca bem definida?

Traçar uma estratégia de marca tem como principal objetivo a diferenciação dos concorrentes. Com uma estratégia bem construída, o mercado passa a reconhecer sua marca e saber o que vai encontrar nela, identificando quais são as experiências que só a sua marca pode entregar. Assim, o valor agregado de seus produtos passa a ser superior ao valor investido pelo cliente e a empresa tende a crescer cada vez mais. 

Além disso, a construção da identidade da marca trabalhada por meio de um plano de marketing e comunicação, por exemplo, torna-se muito mais efetiva quando a estratégia está bem desenhada, assim como comunicação com os clientes e colaboradores que também evolui de forma mais simples e assertiva. 

Internamente, é preciso que os objetivos e o propósito estejam muito claros para todos os colaboradores, pois eles irão aplicar esses conceitos no dia a dia da empresa. Quando alguém acredita em um propósito e trabalha em conjunto por um mesmo ideal, a tendência é desenvolver um ambiente de trabalho mais leve, positivo e eficaz. Empresas que possuem colaboradores mais felizes são aquelas que também possuem os maiores índices de produtividade e retenção.

Sem sombra de dúvidas uma estratégia de marca bem definida deveria ser inserida em todas as empresas, com o objetivo de alavancar as vendas e construir uma marca mais sólida e conquistar o topo do seu ramo de atuação. E você, concorda com a gente? 

 

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