Employer Branding, Endomarketing, Responsabilidade social

Entenda a importância de praticar a responsabilidade social ao redor da sua empresa

Entenda os benefícios de realizar responsabilidade social em locais próximos à empresa.

Uma das práticas mais efetivas quando falamos de responsabilidade social, praticada desde empresas familiares até grandes corporações, são ações desenvolvidas nas comunidades satélites da empresa.

No texto “Entenda o que é responsabilidade social no mundo corporativo”, citamos alguns dos benefícios dessas práticas e como podemos incluí-las na sua realidade. Agora, vamos pensar especificamente na relação que você pode estabelecer com a população que vive no entorno das suas unidades, desenvolvendo sua empresa de forma mais sustentável. 

Uma empresa com perspectiva de crescimento deve sempre se importar em saber o seu impacto e estar de olho na região de atuação, pensando e realizando ações de dentro para fora. Você pode começar com seus funcionários e colegas por exemplo, e em um segundo momento atingir os demais públicos.

No caso de ações que beneficiem diretamente a comunidade local, é possível engajar parte dos funcionários que residem na região, criando laços, uma imagem positiva da empresa, agregando valor e contribuindo para sua estratégia de marca

Outro benefício, diz respeito ao employer branding, com a responsabilidade social você pode fortalecer o vínculo com seus colaboradores, proporcionando uma melhor qualidade de vida, um melhor ambiente de trabalho e se tornando referência para a comunidade, o que futuramente trará mão de obra qualificada e novos clientes.

Para que as ações de responsabilidade social da empresa sejam assertivas e tragam soluções para os problemas da comunidade local é necessário que a empresa esteja disposta a ter um diálogo aberto para entender quais são as necessidades.

Para concretizar essa parceria em busca do desenvolvimento sustentável da região, um primeiro passo pode ser a aproximação de líderes comunitários, ONGs e outras associações que já desenvolvem um trabalho na área.  

Outra maneira de fortalecer esse relacionamento é realizar ações ao longo prazo, realizando um acompanhamento e mensuração do impacto dessas práticas na comunidade.

Podemos citar algumas ações que podem ser facilmente realizadas: 

  • arrecadação de alimentos/ roupas na empresa para doação
  • apoio para realização de festas e atividades culturais como teatro em escolas e instituições
  • reformas e restaurações em escolas, igrejas e demais estabelecimentos de união comunitária
  • campanhas de conscientização sanitária e de saúde
  • auxílio na educação de crianças e adolescentes por meio de bolsas de estudo

Existem inúmeras formas de criar uma ação social. Sugerimos uma análise profunda da região para que se entenda qual é  a real necessidade dessa comunidade e como ela pode ser suprida.

Sua empresa realiza ações sociais em sua comunidade? 

Que tal dar esse primeiro passo rumo ao desenvolvimento sustentável da sua região?

 

Comment (1)

Deixe seu comentário