Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé
A mudança de perspectiva e realidade que um projeto cultural tem o potencial promover em uma comunidade é gigantesca, e sua empresa pode ser o agente dessa transformação, apresentando novas oportunidades, conhecimentos e caminhos.

 

Como já vimos anteriormente no Blog Parnaxx, empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social com seus colaboradores e com a comunidade que orbita suas unidades, saem na frente na corrida para um desenvolvimento sustentável, reduzindo impactos negativos e trabalhando em conjunto por um mundo melhor.

Vimos também que projetos sociais são o canal por onde a empresa pode se conectar com seu público interno e externo, incorporando a responsabilidade social como uma política efetiva. 

Agora, como a cultura se insere nesse processo? Apesar de ser uma necessidade essencial para o convívio em sociedade, no Brasil vemos que mesmo o valor anual investido pelo estado aumentando, ele não chega ao valor da inflação. Além disso, a parcela do orçamento destinada para investimentos culturais é igualmente reduzida.

 

A necessidade do investimento em projetos culturais

Estima-se que ainda existam 11.3 milhões de analfabetos no país (6,8% da população) e que 4 em cada 10 jovens de 19 anos não tenham concluído o Ensino Médio. Além disso, o Brasil acumula dados como ter uma biblioteca pública para cada 33 mil habitantes, apenas 23,4% dos municípios com salas de teatro e apenas 25,7% do municípios com museus. 

Os números acima mostram a necessidade de investimento em uma área essencial para o desenvolvimento de todos brasileiros, principalmente para populações de baixa renda nas quais a dificuldade de acesso à atividades culturais se acentua ainda mais. Dessa forma, sua empresa pode ser um grande agente de mudança dessa realidade começando por quem está mais perto de você, seus colaboradores e sua comunidade

Uma boa alternativa para viabilizar os investimento em atividades culturais é a Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) que alia o investimento público e privado e é responsável por boa parte do financiamento cultural brasileira. 

Leia também – Qual o retorno do investimento em Cultura?

 

Como sua empresa pode desenvolver a cultura na comunidade?

Um primeiro passo para iniciar sua atuação cultural na comunidade em que sua empresa está inserida é identificar as iniciativas que já estão acontecendo. Existem muitos projetos culturais, bibliotecas comunitárias, aulas de música e teatro que já são ministrados por pessoas da própria comunidade, basta a empresa abraçar essa iniciativa. Assim, é possível valorizar a características sociais dessa comunidade (história, origem, valores, costumes, etc.) e fazer com que ela desenvolva suas próprias potencialidades, tendo você como um grande aliado.

Caso a comunidade não possua alguma iniciativa, você pode ser o responsável por iniciar esse processo. Existem projetos culturais bem estruturados que estendem sua atuação até novas localidades e com o incentivo da sua empresa.

Ainda é importante conversar e aceitar as sugestões dos seus colaboradores, pois muitos deles fazem parte desta comunidade, vivem a realidade de lá e poderão te auxiliar a identificar projetos que realmente façam a diferença. 

A sua intenção deve ser sempre alinhar as ações externas com as internas, inserindo seu colaborador no processo, oferecendo a possibilidade de assistirem os espetáculos, irem a shows, utilizando os projetos culturais também como ferramenta de endomarketing.

 

Conheça alguns exemplos de projetos culturais que envolvem empresa e comunidade:

Como vimos anteriormente no Blog Parnaxx, a escolha de um projeto cultural deve ser norteada por alguns pontos como o posicionamento de marca da empresa, área de atuação e necessidades da comunidade em que a companhia está inserida. Por isso, separamos abaixo alguns exemplos de projetos que se conectam com a comunidade para que você inicie sua busca e avaliação.

1 – Projeto Pé no Palco 

Crianças se apresentam durante espetáculo produzido pelo projeto. Foto: Site Projeto Pé no Palco

Fundado em 1995 a partir de uma escola de teatro, o projeto atua em Curitiba com objetivo de dar cursos gratuitos de teatro para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no contraturno escolar.  

2 – Projeto Guri  

Apresentação dos jovens do Projeto Guri (Foto: G1)

O Projeto Guri oferece cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes, atendendo mais de 50 mil alunos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo.

3 – Semente do Futuro 

Projeto Sementes inclui os filho dos colaboradores nas ações (Foto: Site Projetos Sementes) 

Projeto realizado pela marca de calçados infantis Pampili. Criada em 2005, a ação é voltada para garantir uma estrutura especial para cuidar dos filhos dos colaboradores. Assim, em parceria com o SESI, as crianças e adolescentes participam de atividades culturais e de cidadania, no horário complementar ao das aulas.

Esses são apenas alguns exemplos de ações em diferentes âmbitos culturais para você e sua empresa se espelharem na hora de desenvolver e incentivar projetos culturais. Fique ligado no Blog para mais informações sobre projetos culturais e outras ações de responsabilidade social.

 

Deixe um comentário

0.0/5