Investimento em Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Projetos Culturais, Responsabilidade social

Como projetos de arte-educação podem fazer a diferença no desenvolvimento de crianças e adolescentes

Entre os projetos sociais que mais efetivos e transformadores podemos destacar o trabalho com crianças e pré adolescentes, principalmente se o objetivo é promover o acesso a bens culturais e seus mecanismos de ensino.

Nós já vimos aqui no Blog Parnaxx os vários tipos de projetos sociais que uma empresa socialmente responsável pode apoiar para tentar influir positivamente na sociedade em que está inserida e qual é a melhora maneira de selecioná-los para garantir seu retorno

Uma das alternativas mais utilizadas para viabilizar este investimento, inclusive pela facilidade de pagamento via incentivo fiscal, é a Lei de Incentivo à Cultura, que proporciona um universo de possibilidades de patrocínio a projetos culturais.

BAIXE AQUI UM PODCAST EXCLUSIVO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO MUNDO CORPORATIVO!

Vemos que populações vulneráveis, principalmente os mais jovens, sofrem de forma mais acentuada com a carência de políticas culturais no Brasil, não desenvolvendo um hábito de consumo cultural. Muitas vezes esse hábito não será atingido ao longo da vida, privando o individuo do acesso a salas de teatro, cinemas, peças, livros e outros produtos cultuais que fazem toda a diferença para o desenvolvimento humano.  

A ideia é que promovendo o acesso a cultura ainda na infância, essas crianças sejam formadas como platéia ao longo de seu crescimento se tornem um espectador.  

Crianças da rede municipal de ensiono participam do Projeto Guritiba na Região Metropolitana de Curitiba. 

 

A arte-educação

Além disso, a arte tem um teor altamente educativo, principalmente nessa fase inicial da vida, quando ainda estamos formando nossa personalidade e absorvemos facilmente novos conhecimentos e técnicas. 

Esse casamento entre acesso à cultura e ensino deu origem ao conceito de arte-educação. Uma área que visa passar conhecimentos utilizando técnicas e processos artísticos, trazendo discussões sobre o indivíduo de forma lúdica e sensível, procurando que se insira na sociedade dessa forma.

Aqui você tem acesso a um depoimento exclusivo da Coordenadora do Programa Guritiba, Carol Scabora. O Projeto trabalha a arte-educação há 10 anos na região de Curitiba.

 Fique ligado para mais conteúdos aqui no Blog Parnaxx!

Deixe seu comentário