Estas empresas se destacam no mercado por oferecer experiências ao seu público e se relacionar com ele através de eventos diversos
Aqui no blog da Parnaxx nós já falamos a respeito da promoção de eventos culturais como ferramenta de relacionamento com o cliente e separamos cinco ideias de experiências que você pode realizar com a sua marca. Mas hoje, para que você possa se inspirar, iremos trazer cinco exemplos de marcas que se relacionam muito bem com os clientes através de eventos.
1 – Heineken
Imagem: Divulgação
A cervejaria Heineken está no topo da lista porque é uma referência de longa data na promoção de diversos eventos não só no Brasil, mas no mundo. A marca participa de cerca de 200 eventos por ano em diversos países.
No Brasil, é tradicional patrocinadora de projetos como Rock in Rio, Lollapalooza e há alguns anos é apoiadora exclusiva do Popload Festival, que em geral acontece nos meses de outubro em São Paulo com atrações da música nacional e internacional. A marca não participa apenas de eventos grandiosos, mas também patrocina com frequência eventos como Réveillon e Carnaval em casas de show e baladas consagradas.
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2 – Itaú Unibanco
O banco Itaú além de ser o maior banco privado do Brasil é também, segundo a Interbrand, a marca mais valiosa do país, avaliada em R$ 33,5 bilhões. Eduardo Tracanella é diretor do departamento de marketing da empresa e afirmou que “Patrocinamos eventos e organizações que estão alinhados ao nosso propósito – estimular o poder de transformação das pessoas – e às nossas causas, que são Cultura, Educação, Esporte e Mobilidade. Temos também como premissa estabelecer patrocínios que não sejam individuais ou restritos – mas que englobem e beneficiem várias pessoas”, conforme apurado pela jornalista Renata Granchi, do Jornal do Brasil.
Ou seja, muito além dos shows musicais que há muito tempo caracterizam os patrocínios do Grupo Itaú, a empresa atua também na promoção de eventos muito variados, como mostras artísticas, festivais de teatro e cinema, torneios esportivos, orquestras, etc. A lista de eventos patrocinados é extensa e inclui Rock In Rio, Miami Open de Tênis, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo e Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, para citar alguns poucos exemplos.
3 – CIELO
Foto: Anelize Tozzeto
A Cielo também disponibiliza recursos para projetos em vários segmentos, que vão desde a gastronomia até ao teatro. Os eventos que patrocinam são bem distribuídos pelo país, como o Food.Art.Music, a Ocktoberfest de Blumenau, o Projeto Tempero no Forte em Salvador e o Festival de Teatro de Curitiba. Essas ações servem, principalmente, para conectar a marca com o público de interesse com o objetivo de contribuir com a fidelização do cliente. Além disso, a empresa busca realizações que contribuam ativamente para a movimentação da economia local, o que ainda ajuda na consolidação de novos negócios.
4 – ADIDAS
A marca alemã de roupas esportivas é uma referência mundial quando falamos de patrocínio a eventos. Na última Copa do Mundo, a Adidas firmou-se como a marca patrocinadora do maior número de seleções e segue se consolidado como uma gigante aliada aos eventos de entretenimento. Para se ter uma dimensão de quão próxima é a relação da marca com o seu público, no ano de 2018 a marca promoveu o Das Days São Paulo, um evento com 10 dias de duração voltado ao público do skateboarding e que contou com dezenas de ações, campeonatos, sorteios, shows e outras atividades especiais. Outros eventos como o Lollapalooza também recebem o apoio da marca, que usualmente desenvolve ativações de marca muito significativas e de grande impacto.
5 – Coca-Cola
Imagem: Projeto Pulso
A Coca-Cola, é uma das maiores empresas do mundo e atua no patrocínio de realizações brasileiras de diversos tipos. No Amazonas, por exemplo, apoiou o Amazonas Film Festival e o Festival Folclórico de Parintins. Também já realizou patrocínios do Super Rio Expofood, do Forró de Curvelo, do Festival Planeta Brasil em Belo Horizonte e do Rock In Rio. As abordagens em diferentes tipos de eventos ajudam a marca a se conectar com todas as pontas do país e se tornar uma opção em afinidade com a cultura local. Além de tudo, elas são essenciais para aproximá-la dos clientes e gerar uma diferenciação extra no mercado de bebidas.
Estes são apenas alguns exemplos de marcas que utilizam a participação em eventos como forma de ativação, para se estreitar o relacionamento com o público e fortalecer ainda mais a consciência de marca.