Estratégia de marca, Experiência de Marca, patrocínio, Responsabilidade social

O que é uma experiência de marca regenerativa e qual o papel do RH nesse processo

Com todo esse cenário que pintamos acima, esperamos uma resposta das marcas que se tornaram íntimas em nosso dia-a-dia. Para as principais empresas, não basta só ser sustentável mas mudar a estrutura estabelecida. Vimos no Blog Parnaxx que marcas socialmente responsáveis são as preferidas entre os consumidores – opção adotada por cerca de 87% dos brasileiros segundo pesquisa da Union + Webster. Isso prova que essa já é uma prática adotada por inúmeras empresas, causam resultado prático nos números no final do mês. Porém, com a pandemia da covid-19 e milhões de brasileiros voltando para faixa da fome, o resultado parou de ser o principal. Inclusive, pois há uma cobrança do público para que grandes empresas auxiliem a população com doações nesse período.  Assim, a onda de solidariedade só tende a continuar, seja por uma expectativa do público seja por ação das próprias companhias. Fato é que a necessidade existe

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O que são pontos de contato em um evento e porque sua empresa deve se atentar a eles na hora de construir ações

Pontos de contato são momentos únicos de interação cruciais para percepção da experiência criada pela sua marca como algo positivo. Por isso, vamos ver como sua empresa pode ativar a marca nesses momentos e contribuir para que o público tenha a melhor experiência possível. Nós já vimos aqui no blog da Parnaxx, que eventos são um canal importante de interação com o público, pois inserem a marca patrocinadora em experiências positivas. Esses momentos são lembrados posteriormente pelo público na hora da decisão de compra que acaba por escolher uma marca a outra baseado nessa prospecção criada pelo evento.  Porém, dentro do evento quais são os momentos em que sua marca pode criar essas experiências para obter o melhor resultado possível? Além disso, olhando na perspectiva do evento, em que momentos também é preciso ficar longe para não associar sua marca a experiências negativas?    Pontos de Contato e a interação

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Cultura e tecnologia: com o patrocínio a eventos seu produto tem o potencial atingir novos usuários e fidelizá-los

Startups de tecnologia tem nos eventos culturais a possibilidade de se posicionar institucionalmente em uma comunidade e ainda incluir seu produto para utilização do público alvo. O setor tecnológico é um dos que mais têm crescido no Brasil, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia. Apenas em 2021, foram abertas 1.638 vagas no setor de tecnologia no país, cerca de 46,2% a mais que no mesmo período de 2020, com 1.120 vagas. Os dados são do Banco Nacional de Empregos (BNE). Além disso, conforme os dados da International Data Corporation (IDC), cerca de 42% das empresas no Brasil pretendem aumentar o orçamento para o setor de tecnologia ao longo de 2021. Isso ocasiona um crescimento no setor de forma geral, devido ao aumento do número de fornecedores, trabalhadores e toda a cadeia produtiva participante. Um dos desafios para esse crescimento dessas empresas é a confiança que usuários e clientes têm

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Eventos, feiras e espetáculos: como o setor de seguros é um pilar do investimento em cultura no Brasil

Entenda como e por que as seguradoras são uma das maiores patrocinadoras de eventos culturais por todo o país. Um dos poucos setores que se destacou positivamente durante a pandemia do covid-19, foi o setor de seguros. Seguradoras por todo o país seguraram as pontas e conseguiram se destacar, permanecendo estáveis em um cenário caótico. Talvez essa tenha sido a principal sacada. Em tempos de incerteza a busca por segurança aumenta. De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) – órgão que regula o setor -, de janeiro a setembro de 2020, os seguros contratados somaram R$ 14,6 bilhões em receitas, alta de 11,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa alta no setor acompanha uma tendência de crescimento que se mantém a anos no Brasil. Esse momento de bonança é acompanhado de um aumento da concorrência e uma preocupação cada vez maior com a comunicação

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Como o patrocínio em eventos serve como estratégia para o setor varejista

Além da conexão mais próxima e direta com o público, a participação no evento com patrocinador ainda é um mecanismo eficiente para aumentar as vendas da sua loja ou e-commerce.  Nós já vimos aqui no Blog da Parnaxx, que patrocinar um evento cultural é um bom caminho para marcas que querem inovar na hora de interagir com o seu público alvo e criar experiências únicas e especiais.  A ideia é que através desse momento único e exclusivo, criado pela sua marca, o público desenvolva uma percepção positiva do seu produto. Esse processo está associado diretamente à decisão de compra, importando como um dos fatores de mais relevância em termos de preferência do público.  Por esses motivos, o patrocínio a eventos é uma alternativa ainda mais importante se sua empresa trabalha com público final, como é o caso do varejo – setor que disputa diariamente a preferência da população e costuma

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Descentralização da Cultura: Como a região Sul tem se destacado no cenário de eventos e patrocínios

Batalhando contra a concentração cultural existente no Sudeste, o Sul busca ser a nova frente de investimentos culturais, com a manutenção de eventos consagrados e criação de novos projetos.  Ao analisarmos os dados referentes a regionalidade dos projetos de culturais inscritos via Lei de Incentivo a Cultura no Brasil, perceberemos que de 1998 até 2017, cerca de 80% dos projetos que conseguiram captar a quantia necessária para sua realização ficam na região Sudeste. Os números impressionam pois atestam um fator determinante para a construção de uma política cultural brasileira: a concentração cultural no eixo Rio – São Paulo – BH.  Em contrapartida a essa característica histórica do contexto brasileiro, a região Sul tem despontado como uma nova frente de investimentos culturais, ocupando o segundo lugar no país entre os investimentos através da Rouanet (são R$62 milhões incentivados em 2018, ameaçando ainda que de forma embrionária, a hegemonia do Sudeste –

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Patrocínio cultural no Sudeste: Porque sua empresa tem que participar de eventos na região

Estar presente com a sua marca em eventos nas maiores praças do país é muito importante para você se firmar como um grande agente no âmbito nacional. Agora que já vimos que existe uma tendência de retorno das atividades culturais para o Sudeste ainda para o segundo semestre de 2021, chegou a hora de sabermos porque sua empresa não pode ficar de fora de eventos nessa região se você quiser ser reconhecida como uma empresa nacional.   A ideia é que sua empresa se mostre e crie experiências únicas para esse público especial que faz parte do centro econômico brasileiro. Aliás, essa é a principal característica que difere a região Sudeste das demais. Cidades como Rio de Janeiro, BH e São Paulo concentram juntas impressionantes 19,5% do PIB brasileiro.   Dados como esse, aliados à quantidade e diversidade populacional, culminam em um mercado consumidor enorme, com poder aquisitivo e extremamente ativo economicamente.

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Patrocinadores e eventos culturais: Grandes cases em Curitiba

Conheça três exemplos de empresas que se associaram a eventos em Curitiba e marcaram o imaginário do público. Agora que já vimos como sua empresa pode ser um agente de transformação social e ainda fomentar a economia local através do patrocínio a eventos, chegou a hora de mostrarmos aqui no blog da Parnaxx alguns exemplos concretos de projetos que se aliaram a marcas para construir uma imagem positiva no público curitibano.  Esses cases vão te mostrar te mostrar como é possível estruturar ativações e se beneficiar dessa relação.    1 – Natal no Palácio Avenida HSBC/Bradesco Esse é um dos exemplos mais efetivos da relação de uma marca com um espetáculo. Criado em 1991, o projeto consiste em um mês de apresentação de um coral de crianças com temas natalinos. O local de realização, no centro da cidade, foi escolhido por ser sede do Banco HSBC, principal patrocinador do evento.

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Qual a diferença entre patrocínio e doação?

Essa é uma dúvida comum que pode aparecer na hora de você utilizar as leis de incentivo para projetos culturais. então, a Parnaxx vai esclarecer de uma vez por todas para te ajudar nesse momento.    Já vimos aqui no blog Parnaxx a quantidade de benefícios que o incentivo a um projeto cultural ou evento geram para sua empresa, seja no âmbito do posicionamento de marca para um público específico, ou apenas a isenção de parte do imposto de renda a pagar.  Porém, como podemos garantir que todos esses ganhos não parem apenas da isenção e sua empresa realmente garanta toda a divulgação e publicidade que você procura com esse investimento. Um dos pontos mais importantes para ficar de olho na hora de depositar esse valor, é o caráter técnico da sua destinação. Em português claro: esse valor destinado será em caráter de patrocínio ou doação? Por mais que pareçam

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O que passa na cabeça do seu funcionário ao ver sua empresa patrocinando um evento

Patrocinar eventos é uma ótima forma de se relacionar com o público interno da empresa, promover a integração das equipes e melhorar seu ambiente de trabalho e produtividade.  Como vimos algumas vezes aqui no Blog Parnaxx, patrocinar eventos é uma das principais formas de trabalhar o endomarketing dentro da sua empresa. Através do investimento em projetos culturais e eventos, sua empresa promove experiências positivas que contribuem para o bem estar dos colaboradores e consequentemente o aumento da produtividade. Por que isso acontece? O que passa na mente do seu colaborador quando ele participa de alguma ação com essa?  Vamos pensar juntos!  O primeiro ponto a ser abordado, é a sensação que o colaborador tem ao perceber que a empresa em que ele trabalha se importa com ele. É um sentimento de pertença e cuidado que toma conta do individuo e se estende para o ambiente de trabalho.  A ideia é

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