Outubro é um mês especial, dedicado a celebrar a infância e a importância de se proporcionar experiências enriquecedoras para os pequenos. Neste contexto, a cultura e a arte desempenham um papel crucial no desenvolvimento social, emocional e cognitivo deles, a partir de experiências que permitam que expressem suas emoções e sentimentos, o que contribui para a construção da autoestima e autoconfiança.
Além disso, a cultura estimula a criatividade por meio de atividades que incentivam o pensamento crítico e a resolução de problemas, consideradas habilidades essenciais para o futuro. Por meio da arte, as crianças também formam sua identidade, compreendendo quem são no mundo, e se conectando às suas raízes e à diversidade ao seu redor. O universo cultural contribui ainda para a interação social e o trabalho em equipe, para que tenham empatia e respeito ao próximo.
Contudo, o acesso ao ambiente cultural muitas vezes é limitado, especialmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, o setor privado pode ajudar e tem desempenhado um papel fundamental ao promover o acesso à cultura e à arte com ações, como:
Patrocínios e parcerias: patrocinando eventos culturais, como festivais e oficinas, direcionando ingressos ou acessos para crianças de comunidades carentes;
Programas de iniciação artística: apoiando ou criando programas que ofereçam aulas de música, dança, teatro ou artes visuais em escolas e centros comunitários;
Doações e apoio logístico: oferecendo materiais artísticos, livros e recursos para a criação de espaços culturais nas comunidades ou facilitando seu acesso a estes locais;
Voluntariado Corporativo: incentivando colaboradores e fornecedores a se envolverem em projetos culturais e sociais, promovendo impactos positivos individuais e para a sociedade.
Guritiba: sucesso na inclusão cultural
Um exemplo notável desse tipo de iniciativa é o Guritiba, criado em 2010 pela Parnaxx como parte do Festival de Curitiba e estabelecido como um programa cultural independente desde 2018. O programa já impactou a vida de crianças e jovens na capital paranaense e na região metropolitana, já tendo atendido cerca de 34 mil pessoas, incluindo alunos, professores e famílias em vulnerabilidade social. Destes, mais de 4 mil foram alcançados neste ano.
O Guritiba oferece uma variedade de atividades, incluindo sessões de espetáculos e oficinas para alunos e educadores. As atividades são integradas, seguindo um fio condutor que conecta a temática do espetáculo e, ou, da linguagem artística explorada nos apresentações e oficinas. Os conteúdos abordados são escolhidos junto com cada localidade atendida para tratar de temas atuais e relevantes na sociedade, como migração, relações étnico-raciais e a cultura negra e indígena.
Além disso, o Programa também realiza a ação social “Cultura em Família“, que facilita o acesso de famílias inteiras a espetáculos da programação cultural de Curitiba, articulando a doação de ingressos e fornecendo transporte e lanches, ao mesmo tempo em que busca promover entre eles a formação de plateia e a mediação teatral, conectando as referências culturais à vida cotidiana das pessoas.
Por fim, ao priorizar a inclusão cultural, empresas e marcas não apenas investem certo no futuro das crianças e jovens, como tornam possível ampliar o acesso a experiências transformadoras, contribuindo para a formação de uma sociedade mais diversa, justa e igualitária.