Na guerra da conquista pela atenção do consumidor, trabalhar com um posicionamento de marca bem definido pode ser a chave para o sucesso da sua empresa
O mercado está cada vez mais competitivo e repleto das mais diversas ofertas de produtos e serviços. Com esse cenário, como é possível se destacar em um ambiente tão saturado e conquistar a preferência dos consumidores?
Uma das principais etapas do planejamento de marketing de qualquer empresa é a definição do posicionamento de marca. Não saber exatamente onde se pretende chegar, de que forma sua empresa ou marca deve ser reconhecida pelo público e quais são os métodos mais eficazes para atingir sua audiência, pode significar o fracasso completo do negócio.
Neste post iremos trazer algumas definições fundamentais e revelar tudo o que você tem que saber sobre posicionamento de marca. Acompanhe!
POSICIONAMENTO É RECONHECIMENTO
A definição mais aceita atualmente trabalhada por empresas e agências, é a que Al Ries e Jack Trout trazem no livro “Posicionamento: A batalha por sua mente”. Segundo os autores americanos, posicionamento de marca refere-se ao modo como você deseja que sua marca seja reconhecida pelo seu público-alvo. Ou seja, podemos dizer que consiste no processo de fixar uma marca não só na mente, mas também nos corações dos clientes.
Sendo assim, é preciso ressaltar que o posicionamento de marca não significa a forma como uma marca é de fato percebida pelo público, mas sim o modo como a própria marca deseja ser reconhecida no mercado. E isso faz toda a diferença!
Afirmar-se como uma marca bem posicionada significa dizer que suas principais vantagens, características e valores estão profundamente claros e alinhados com a mente do consumidor final. Nesse sentido, é necessário que a corporação analise e trabalhe com todas as associações possíveis que o cliente pode fazer com a sua marca – desde a identidade visual até aos cases publicitários.
PORQUE O POSICIONAMENTO DE MARCA É FUNDAMENTAL PARA O SEU NEGÓCIO
Marcas mais bem posicionadas tendem a estar no topo das preferências do consumidor e, consequentemente, acabam dominando o mercado que operam. O maior interesse do comprador gera mais vendas, traz mais lucro e a empresa tende a crescer cada vez mais. Coca-cola, Apple, McDonald’s, Amazon, RedBull e Nike são alguns dos clássicos exemplos de empresas que souberam trabalhar bem o posicionamento e hoje são líderes do seu segmento. Mas não é só.
Uma economia globalizada e o universo virtual proporcionam infinitas possibilidades para a criação e o desenvolvimento de marcas dos mais variados segmentos, além do acesso do público a esses novos serviços. Assim, todos os dias surgem novos negócios que em pouco tempo podem tomar conta de uma bela fatia do mercado – ou até mesmo tornarem-se líderes em seu nicho de atuação.
Portanto, é necessário mostrar para o seu público todos os aspectos que diferenciam sua marca dos outros concorrentes. Resolver alguma necessidade ainda não atendida, oferecer um produto de melhor qualidade por um preço mais baixo ou trabalhar com campanhas publicitárias inovadoras podem ser algumas alternativas para se destacar e alavancar as vendas!
PRINCIPAIS VANTAGENS
- Reforço da competitividade: definir um posicionamento significa reforçar o poder de combate à concorrência. Tornar sua marca uma referência no mercado deve ser um dos principais objetivos da empresa.
- Centralização das estratégias: Um posicionamento de marca bem alinhado entre todos os setores do negócio facilita muito a gestão comercial e financeira. Os investimentos de marketing, publicidade e demais canais de promoção tendem a ser mais assertivos quando centralizados em torno de uma mesma ideia.
- Comunicação de valores e fidelização do cliente: Um posicionamento de marca sólido e claro facilita a comunicação da marca ao gerar maior identificação com o público alvo, melhorando o engajamento, aproximando-se do cliente e facilitando a fidelização.
Essas são as principais bases para entender um pouco melhor sobre o posicionamento de marca e porque priorizá-lo nas etapas de planejamento do marketing da sua empresa. De qualquer modo, este é um tema muito amplo e que pode ser explorado mais profundamente. Então siga nos acompanhando no blog, pois toda semana iremos trazer conteúdos exclusivos para você melhorar seus resultados!
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