Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé
A atuação responsável de empresas sempre foi uma necessidade no Brasil e agora com a pandemia do Covid-19 não está sendo diferente. Vamos acompanhar ações de empresas que se sobressaíram e fizeram a diferença nesse momento.

 

Nós já vimos aqui no Blog Parnaxx a diferença que empresas socialmente responsáveis podem fazer em sua comunidade. Esse tipo de atuação não só transforma realidades de populações envolvidas com o dia a dia da empresa, como colaboradores e suas famílias, como também proporciona novas oportunidades de negócio e também um reconhecimento positivo por parte da opinião pública.

Em 2020, a responsabilidade social esteve no centro do noticiários devido a pandemia da Covid-19, responsável por desestabilizar economias e exacerbar desigualdades já existentes em todo o mundo. Assim como a queda, a reação da sociedade civil também foi instantânea para tentar minimizar os danos e ajudar milhares de pessoas que foram profundamente afetadas.  

Doações em dinheiro, produtos de higiene, alimentos e outros serviços se multiplicaram construindo uma rede de apoio que tem garantido a sobrevivência de incontáveis famílias brasileiras, na ausência de políticas públicas efetivas por parte do governo federal.

Vamos conhecer 05 empresas que foram destaque com suas ações de responsabilidade social durante a pandemia:

 

1- Magazine Luiza

Além de ser destaque em resultado, sendo uma das empresas mais lucrativas do país nesse período, a Magalu também inovou nas ações de responsabilidade social. Prova disso, é que a empresa ocupa o primeiro lugar no ranking de empresas com impacto positivo de marca no período (média de 8.8), de acordo com o levantamento da Demanda Pesquisa de Desenvolvimento e Marketing, realizada em abril.

Entre as ações de destaque do Magalu podemos citar a doação de mais de 10 milhões de reais em equipamentos de proteção e tratamento do Covid e a criação de um portal de venda para pequenos negócios exporem seus trabalhos online. 

Outra grande ação diz respeito aos altos índices de violência contra a mulher que vem aumento vertiginosamente durante o isolamento social. As denúncias aumentaram 40% em comparação com 2019, segundo dados do Ministério da Mulher, Família e direitos humanos. 

Observando esse cenário, a Magalu incluiu em seu app um botão para facilitar o acesso das vítimas aos canais de denúncia, se protegendo dos agressores que muitas vezes dificultam a denúncia.

ESCUTE UM PODCAST EXCLUSIVO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO MUNDO CORPORATIVO!

 

2 – Itaú Unibanco

Maior banco brasileiro, o Itaú impressiona nos valores, doou mais de 1 bilhão de reais para ações de combate ao vírus, além de disponibilizar mais de 10 bilhões de reais em crédito para seus cliente enfrentarem a crise.

 

3 – Ambev

Ao todo, as doações da gigante cervejeira somam mais de 110 milhões de reais. A empresa utilizou sua linha fabril para produzir 1,2 milhões de unidades de álcool gel que foram distribuídos prioritariamente para hospitais públicos. Além de contribuir com a construção de 100 leitos o Hospital do M’boi Mirim.

Ainda foram produzidos mais de 3 milhões de máscaras do tipo face shield para doar a profissionais de saúde do país. A produção é feita a partir do PET utilizado nas embalagens de Guaraná Antarctica.

 

4 – Americanas

As Lojas Americanas doaram cerca R$ 45 milhões em ações de combate ao coronavírus. A companhia ainda colocou à disposição do Estado de São Paulo sua rede de logística e distribuição, num serviço total de R$ 20 milhões, custeando o transporte de equipamentos de proteção individual para o governo Federal.

 

5 – IFood

A empresa de entregas por aplicativo ganhou muita importância devido às mudanças no hábito de consumo do público. Barrados de sair de casa para garantir a mínima possibilidade contágio, milhares de pessoas correram para os aplicativos. 

Por isso, a empresa, criou um canal de doações dentro do próprio app para receber doações para a ONG Ação pela Cidadania, que realiza a distribuição de cestas básicas para populações em situação de vulnerabilidade social.  Foram mais de 450 mil toneladas de alimentos até agora.

Além disso, a plataforma de delivery criou o movimento “Todos a Mesa”, em parceria com outras gigantes como Coca Cola e Unilever. A ideia é ampliar a rede de apoio a entregadores, restaurantes que estão trabalhando durante a pandemia, doando uma refeição por dia para os entregadores dos restaurantes que produzirem refeições prontas para doações.

Esses são alguns exemplos de empresas que sentiram a necessidade de agir em um momento tão singular. Sua empresa também pode participar, ajudando sua comunidade e ainda promovendo seu negócio.

Fique ligado no Blog Parnaxx para mais conteúdos!

 

Deixe um comentário

0.0/5