Patrocinar um evento ou projeto cultural é um diferencial na hora de fidelizar seu público de interesse, além de abrir espaço para um relacionamento mais próximo e direto com quem mais interessa a sua empresa: seu cliente.
Se você acompanha o Blog Parnaxx regularmente, está careca de saber que o patrocínio a eventos e projetos culturais abre inúmeras oportunidades de impactar seu público alvo no momento em que ele está aberto e disponível para ser impactado. Isso tudo, sem a imperatividade da publicidade tradicional.
Mas quando estamos falando do seu público alvo, quem nós podemos incluir nesse pacote? Colaboradores e fornecedores com certeza, porém quem realmente garante o lucro da sua empresa é o seu cliente.
Sim, aquela pessoa que quando vê seu produto começa um processo interno de convencimento que no final resultará na compra ou não do seu produto. Esse processo de decisão de compra é influenciado por inúmeros fatores como preço, identidade de marca e às experiências que sua marca engatilha na consciência do consumidor.
Se a decisão de compra depende da ideia inconsciente que cliente tem da marca, como sua empresa pode otimizar esse processo e garantir a preferência. É aí que o patrocínio a eventos culturais vem como uma solução.
A partir de experiências exclusivas e únicas como shows, espetáculos e feiras promovidas pela sua empresa, seu cliente irá associar sua marca a valores positivos, algo que faz muito diferença na decisão de compra.
Agora que vimos que o patrocínio a eventos serve principalmente para associar a sua marca a experiências únicas na mente do seu cliente, vamos ver algumas dicas para você aproveitar todas as oportunidades que o evento pode oferecer.
Como aproveitar todas as ações de relacionamento que o seu patrocínio pode oferecer?
1- Aproveito todos os espaços de relacionamento
Todos os eventos independentemente da natureza, tem espaços de relacionamento. Seja uma festa de abertura ou encerramento, um coquetel para convidados, o QG da produção ou salas de imprensa. Então cabe a você e sua empresa identificarem esses espaços e cobrar da organização do evento a participação nesses momentos. São locais exclusivos onde você pode levar seus clientes para terem essa experiência única, ele se sentirá parte do evento, poderá conhecer os artistas participantes, etc.
2 – Use e abuse dos ingressos, camarotes e visitas ao camarim
Esse é o principal mecanismo de relacionamento que um evento pode oferecer para sua empresa e consequentemente o que você oferecerá para o seu cliente. Essa é uma ação teoricamente simples, mas também uma das mais efetivas, pois você dá a oportunidade do seu cliente viver o evento por ele mesmo, sentir na pele, ver com os próprio olhos a mágica acontecendo.
Pense em toda a experiência do seu cliente, desde a entrega dos ingressos até a chegada no evento, como o camarote está montado, se há alguém para recebê-lo, e por fim a saída. Pensando nesse passo a passo você conseguirá impacta-lo de forma mais efetiva, desenvolvendo a relação.
Outro ponto importante é você também acompanhá-lo durante a ida ao evento, esse é um bom momento para estabelecer uma relação que transcende o caráter exclusivamente comercial. Em resumo, o ele deve ver você como um amigo que o convidou para ir a um show ou espetáculo.
3 – Brindes e materiais promocionais são um bom caminho
Todo mundo gosta de ganhar um presente certo? Você e sua empresa podem replicar essa lógica junto aos seus clientes. Além de levá-lo até o evento, você pode presenteá-lo com materiais promocionais da marca ou ainda do próprio evento. O interessante é que ele levará o brinde para casa e lembrará da experiência por um tempo, toda vez que ver seu material.
Essas foram algumas dicas simples para você não perder nenhuma oportunidade e aproveitar ao máximo seu investimento em patrocínio. Lembrando que o ideal é combinar todas as ações para que a experiência seja a mais completa possível.
Conheça as contrapartidas de relacionamento nos eventos Parnaxx e venha construir experiências conosco.