Entenda por que um colaborador feliz e motivado é mais produtivo e entrega melhores resultados para sua área dentro da empresa.
Um jargão muito comum de ouvirmos no contexto corporativo é que “o cliente tem sempre razão” ou “cliente feliz é sinônimo de empresa feliz”. Mas e seus colaboradores? Sem eles, processos essenciais deixam de acontecer dentro da empresa e nada pode ser feito, muito menos deixar clientes felizes e satisfeitos.
Pensando nisso, pesquisadores da Universidade da Califórnia desenvolveram um estudo que mostra uma realidade já conhecida, mas que muitas vezes não é levada em consideração. A pesquisa aponta que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, 3x mais criativo e vende 37% a mais em comparação com seus colegas. Além disso, colaboradores com altos níveis de satisfação no trabalho tendem a ser mais cooperativos e dispostos a ajudar os demais.
E aqui é importante fazermos um alerta. Um trabalhador motivado e engajado é completamente diferente de um trabalhador satisfeito. De acordo com a gigante de consultoria norte-americana Bain & Company, um funcionário que veste a camisa e está feliz dentro da empresa produz até 44% mais que um funcionário apenas satisfeito com seu emprego.
“Eles produzem mais até as 10 da manhã de terça-feira do que as outras empresas fazem em uma semana”, diz Michael Mankins, sócio da Bain. “Essa diferença aumenta a cada ano: depois de uma década, essas empresas podem produzir 30 vezes mais do que as demais, com o mesmo número de funcionários”.
Assim, além de um funcionário feliz ser mais produtivo, a empresa se desenvolve em outros fatores como:
- Redução do Turnover: a ideia é a mesma que acontece com seus clientes. Se o cliente não está feliz, ele procura outra empresa. A mesma coisa acontece com os funcionários, aumentando assim o turnover e gerando custos para as empresas com um aumento de até 33% da folha salarial.
- Redução do absenteísmo: a lógica aqui é simples. Equipe feliz não falta ao trabalho. E ponto. Colaboradores satisfeitos ficam 10X menos ausentes por motivos médicos que funcionários desmotivados ou infelizes. E mais, sem ausências, a equipe não é sobrecarregada com horas extras e o problema do absenteísmo não a contamina negativamente gerando um efeito em cadeia.
- Aumento da satisfação do cliente: Clássico efeito-consequência. simples de ser observado. O funcionário feliz transmite essa alegria para o cliente que se transforma em satisfação do consumidor, gerando melhores resultados para a empresa.
Atingir esse patamar de relacionamento com seu colaborador só é possível quando a empresa se preocupa em manter as pessoas em sintonia com a cultura organizacional, aliado ao investimento nos empregados. Oferecer cursos, programas de melhorias a saúde física e mental e experiências únicas com certeza irão ajudar seu colaborador a obter uma melhor qualidade de vida e um bem estar completo, dentro e fora do local de trabalho. E agora, como conseguir engajar e satisfazer seu colaborador deixando-o mais motivado e interessado?
Existem várias maneiras de estimular e deixar o colaborador mais feliz, e uma dessas maneiras pode ser oferecer benefícios de experiência. Quer saber mais como isso pode acontecer? Fique ligado no Blog Parnaxx para mais informações!
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