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Essencial como ferramenta para fortalecimento da cultura organizacional da empresa, o endomarketing aprimora os resultados da sua equipe. Faça o diagnóstico e avalie se ele anda bem.

 

Criar um ambiente fluido e animador para os colaboradores, fazer com que eles se sintam felizes e estimulados para produzir, não é uma tarefa tão simples assim. Gêneros, gostos e pensamentos diferentes que fazem parte da realidade da empresa e tem que conversar e convergir formando a chamada cultura organizacional. Mas calma, que fazer isso não é esse bicho de sete cabeças como todos pensam.

É justamente nesse contexto que se desenvolve o endomarketing, ferramenta fundamental para capacitar, motivar e engajar os colaboradores de uma organização, visando alinhar os objetivos pessoais de cada funcionário com a cultura organizacional da empresa. Vale lembrar aqui que o endomarketing é diferente da comunicação interna, que está mais ligada com análise de perfis comportamentais e como atingi-los da melhor maneira para a informação seguir adiante

Toda empresa, de alguma forma, em maior ou menor escala, já tem ações de endomarketing mesmo sem perceber, podem ir desde cantar um parabéns com um bolo surpresa pro aniversariante, até uma festa de final de ano, um apoio a um projeto social como engajamento dos funcionários ou um patrocínio em larga escala com retorno de contrapartidas voltadas aos colaboradores da empresa, como ingressos, brindes, etc.

Ok, mas como eu consigo saber se essas ações estão dando resultado? E mais ainda, como saber quais os indicadores de que essas ações precisam ser melhoradas?

Não se preocupe, para isso preparamos uma lista com 5 sinais que o endomarketing precisa ser fortalecido:

  • Falta de trabalho em equipe

 

Se não detectado com antecedência, pode infectar o restante da equipe e depois ser irreversível, acarretando saídas inesperadas de colaboradores valiosos e importantes, além de gerar gastos extras e tempo para o RH para entender o problema, remediá-lo ou até para reconstruir a equipe com novos processos seletivos e treinamentos.

  • Não se sentir importante dentro do organograma organizacional

 

Isso pode causar desmotivação do trabalhador e acarretar em desligamentos de peças-chave da empresa. Como consequência, gera mais investimentos em treinamento para novos funcionários e prejudica o andamento da dinâmica de trabalho dentro da instituição.

  • Demonstrar constrangimento ao conversar com lideranças, pessoas que estão em cargos acima ou outros setores

 

Ideias inovadoras podem vir de qualquer lugar e a qualquer momento. E compartilhá-las com cargos superiores é o primeiro passo para que essa evolução aconteça. Se algum colaborador não se sente confortável no ambiente de trabalho para se abrir e sente um distanciamento entre liderança ou até mesmo entre setores, você pode estar perdendo uma grande oportunidade de achar a próxima ideia de 1 milhão de dólares.

  • Não apresenta ideias ou problemas por se sentir desconfortável em expor opiniões

 

O bater de asas de uma borboleta aqui no Brasil pode causar um tufão no Japão. A mudança acontece sempre com um primeiro passo, e geralmente é expor uma opinião. Se esse primeiro passo não é dado, como esperamos que a cultura organizacional seja fortalecida e traga resultados positivos?

  • “All work no play makes Jack a dull boy”

 

Frase eternizada na obra de Stanley Kubrick “O Iluminado”, significa literalmente “todo trabalho e nenhuma diversão fazem de Jack um garoto chato”. Não precisa falar mais nada, não é? Imprescindível para um ambiente de trabalho saudável e funcional, horas de lazer e descontração entre os funcionários é algo obrigatório. 

E melhor ainda se for uma ação fornecida pela empresa e que reforça seus valores através de vivências enriquecedoras, construtivas e singulares, não só melhorando o colaborador como força de trabalho, mas também como um ser humano mais capaz, oferecendo a ele experiências únicas e que marcam para sempre.

Existem inúmeras formas de aprimorar o endomarketing dentro da sua empresa. E mais ainda, você consegue fazer isso utilizando leis de incentivo fiscal por exemplo, recebendo várias contrapartidas que irão te ajudar no desenvolvimento da relação com o colaborador e posicionar sua marca ao lado de produtos com alto valor agregado e reconhecidos no mercado! 

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