Separamos algumas dicas para que o relacionamento com o cliente se mantenha ativo durante e após a pandemia através dos canais digitais, que se tornaram uma realidade para muitas empresas que antes não os utilizavam como principal estratégia.
O relacionamento com o cliente pode ser desenvolvido de diferentes formas, inclusive já falamos de algumas delas aqui no blog da Parnaxx. Entretanto, no ano de 2020 este tema se tornou um tanto desafiador: fomos todos impactados por uma pandemia mundial que trouxe diversas mudanças para a nossa rotina, hábitos e forma de se relacionar. Com isso, surgem dois questionamentos no universo empresarial: como manter a relação com o cliente ativa e como funcionará depois que tudo isso acabar?
Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para que você fortaleça o seu relacionamento com os stakeholders em tempos de distanciamento social. Vale lembrar que essas dicas continuam valendo no contexto pós-pandemia, uma vez que as mudanças que estamos vivendo agora são a construção de um novo formato de vivência em sociedade, e, portanto, nas formas de se relacionar.
1- Tenha canais digitais de contato
Uma vez que a relação presencial está limitada, você deve ter canais digitais acessíveis para que o seu cliente possa entrar em contato sempre que precisar. Deve-se acompanhar o e-mail de contato da empresa, as mensagens nas redes sociais, mensagens no site da empresa, entre outros canais. Também é importante alinhar o tom e a mensagem que a empresa deseja passar em seu discurso.
2- Seja um parceiro
Mais do que uma solução em formato de produto ou serviço, pensando em desenvolver relações sólidas, é importante que sua empresa se posicione como um parceiro, ainda mais neste momento difícil para todos. Além de dar apoio, vale tudo: dicas sobre a pandemia, sobre cuidar da casa, organização no home-office, entre outros. O importante é demonstrar a empatia e preocupação com o bem-estar do seu cliente.
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3- Esteja conectado
No sentido mais literal da palavra, é importantíssimo usar da internet e seus multicanais para estar em contato constante com o cliente, aproveitando a flexibilidade do home-office para fazer alinhamentos e follow-ups, enviar conteúdos, publicar nos canais digitais, e assim constantemente disseminar informações que fazem com que o seu público se lembre de você.
4- Gere conteúdos
Essa é uma estratégia cada dia mais comum dentro das empresas, e faz toda a diferença: a produção de conteúdos faz com que as pessoas criem uma consciência de marca que vai muito além do produto ou serviço ofertado. Quando se trata da comunicação com o cliente, alguns dos caminhos mais comuns são e-mail marketing, linkedin e newsletter da empresa.
5- Um aplicativo pode ser a solução
Dependendo do seu tipo de negócio, um app interativo para se comunicar com o cliente pode ser uma das melhores ferramentas. Já faz tempo que o celular deixou de ser apenas um utilitário, sendo atualmente um equipamento essencial na vida de qualquer pessoa.
6- Analise seus resultados
De nada adianta aplicar várias estratégias se não houver uma boa análise dos resultados por trás delas. Através deste processo é fácil de identificar o que precisa ser melhorado e novas possibilidades, desenvolvendo cada vez mais um caminho eficaz em suas ações de relacionamento.