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Vimos anteriormente no Blog Parnaxx o retorno que o investimento no setor cultural pode trazer para sua empresa e como o incentivo fiscal pode ser um mecanismo para viabilizar esse aporte, desonerando quase que completamente o seu caixa. 

Agora, a ideia é mostrarmos a abrangência desse cenário na realidade cultural brasileira. Como a cadeia cultural se estrutura através do investimento privado? De que modo sua empresa pode incentivar? E ainda, qual a responsabilidade que esses entes privados têm de incentivar o desenvolvimento da cultura? 

 

 Patrocínio incentivado e investimento público-privado

Por ser uma das alternativas mais eficientes do mercado, o incentivo fiscal é também a maior fonte de financiamento da cultura no Brasil. No ano de 2018, cerca de 3,25 bilhões de reais foram doados para filantropia no país, cerca de 460 milhões são via incentivo fiscal. Ou seja, representam uma parcela importante do que é repassado pela iniciativa privada a projetos sócio-culturais. 

No caso específico do setor cultural, o números são ainda mais expressivos. Os projetos inscritos via Lei de Incentivo Fiscal injetaram quase 50 bilhões de reais na economia brasileira desde a sua criação em 1991.   

É com essa parceria fiscal público-privada que projetos dos quatro cantos do Brasil ganhem vida e transformem realidades através do ensino e acesso à cultura.

 

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Patrocínio via marketing 

Apesar de 100% que realizam investimento em cultura colherem frutos expressivos em relação a posicionamento, identidade e experiência de marca, o patrocínio via área marketing segue um perfil mais agressivo e comercial, incluindo preferencialmente ações que gerem uma grande visibilidade.

Você deve buscar projetos que se alinhem com os valores da sua empresa e na hora de realizar o investimento converse com sua área de marketing para tentar aliar a verba direta com o incentivo, muitos projetos trabalham nas duas frentes.

 

Incubação e parceria

Muito ligado ao empreendedorismo e a economia criativa, iniciativas de incubação preveem uma relação de mentoria e aceleração em iniciativas culturais.

Nesse sentido, muitas empresas desenvolvem Institutos e Fundações para gerir o investimento em cultura e criarem iniciativas próprias com a comunidade e os colaboradores. É cultura para dentro da sua organização, produzida por ela.

 

Mas não podemos esquecer! Cultura não pode ser encarada somente como um meio! 

 

Apesar dos inúmeros benefícios que o investimento em práticas culturais trazem para empresa, seja ele a respeito de visibilidade ou fiscal, a o incentivo a cultura deve ser uma preocupação fim da sua empresa. 

É papel de um empresa socialmente responsável primar pela desenvolvimento da sociedade a que pertence, pois como vimos, o investimento do seu capital privado irá proporcionar um futuro cultural mais próspero.  

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