Uma boa relação com o seu cliente é um importante diferencial na hora da decisão de compra.
Um dos primeiros jargões comerciais que são repetidos por lojas de varejo, restaurantes, e até na estrutura de grandes empresas, é que o cliente sempre tem razão.
Por mais simples que a ideia pareça, ela guarda uma verdade que dificilmente pode ser desrespeitada: o cliente é a razão pela qual seu produto está ali, ele tem a razão de compra e a habilidade de decidir onde ele gastará o dinheiro.
Por isso, o cliente deve ser compreendido e trabalhado da forma mais natural possível para que ele mantenha a decisão de compra no seu produto. Um bom relacionamento surge como um diferencial na hora da definição mesmo que seu produto tenha um preço mais elevado, por exemplo.
Neste texto vamos apresentar 5 sinais de você precisa se relacionar melhor com o seu cliente, podendo assim, aumentar seus resultados e se diferenciar da concorrência.
1- Você não tem canais de atendimento?
Um primeiro diagnóstico que sua empresa precisa fazer diz respeito aos canais de comunicação que você estabelece com o seu cliente. Para você conhecê-lo, precisa conversar com ele.
Assim, o desenvolvimento de SACs, e mails de contato, números de telefone e WhatsApp, NewsLetters, são essenciais para você se aproximar do seu cliente, conhecê-lo e posteriormente recolher os frutos dessa relação.
2 – Seu índice de renovação é baixo?
Sua empresa deve estar constantemente analisando dados sobre vendas, metas e outros fatores para atingir um melhor resultado. Um deles é o índice de renovação de seus clientes, nele pode estar escondida a chave para aumentar suas vendas.
Se sua empresa tem um baixo índice de renovação provavelmente o atendimento não está sendo realizado de forma efetiva. A mudança de fornecedores é um processo demorado dentro da estrutura das empresas, então prima-se pela renovação. Se ela não acontece é porque existe algum problema no processo de entrega.
3 – Sua empresa demora para solucionar problemas?
Um bom termômetro para medir seu nível de relacionamento com o cliente é quando algo dá errado. Sim, problemas podem ocorrer, e ele virá até a empresa pedindo pela resolução. Se há demora, ou um mal atendimento nesse momento crítico da relação, isso pode custar uma renovação.
Dessa forma, a resposta tem que ser rápida, apresentando opções de resolução que façam o cliente se sentir seguro a respeito do processo da empresa.
4- Sua empresa não recebe feedbacks?
Aliado com a resolução de problemas, outro processo muito importante de ser implementado é o recebimento de feedbacks. Utilizando os canais que apresentamos acima, você deve receber essas críticas, sejam elas positivas ou negativas, com a mesma gentileza, abrindo espaço para o diálogo e mostrando que a opinião do seu cliente é levada em consideração na hora de atendê-lo. Essa é inclusive uma oportunidade de você otimizar seus processos, então escute com atenção.
5- Sua empresa não investe em ações de fidelização?
Observando todas as informações que seu cliente está fornecendo na de construção do relacionamento, você pode perceber tendências no comportamento e dessa forma realizar ações para mantê-lo feliz e ativo em relação a sua marca. Ações como promoções especiais, clube de benefícios, até a entrega de brindes, ingressos para eventos, entre outros vão deixando a relação cada vez mais harmônica e próxima.
Esses foram os 5 sinais que você pode perceber para realizar o diagnóstico do seu relacionamento com o cliente. Acompanhe o Blog da Parnaxx para mais conteúdos sobre marketing de relacionamento e estratégias de implementação.
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