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Lei Rouanet une a possibilidade de apoiar e disseminar cultura com a oportunidade de fortalecer sua marca

A cultura é um dos principais motores do desenvolvimento social e econômico no Brasil, mas transformar projetos em realidade pede mais que talento: requer financiamento. Nesse contexto, os editais culturais são ferramentas decisivas para viabilizar iniciativas que promovem diversidade, inovação e inclusão – como as desenvolvidas pela Parnaxx. Apoiar o Festival de Curitiba e outros ativos da produtora curitibana significa associar sua empresa diretamente a esse movimento de impacto cultural.

Pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) confirma o setor entre os mais rentáveis do país: cada R$1 investido via incentivo fiscal gera R$7,59 de retorno para a economia. Em 2024, projetos financiados pela Lei Rouanet movimentaram R$25,7 bilhões, criaram mais de 228 mil empregos diretos e impactaram quase 90 milhões de pessoas. 

Para Melissa Ferreira, Diretora Adjunta de Comunicação e Marketing da Sanepar, patrocinadora do Festival de Curitiba, a parceria, ao mesmo tempo em que fortalece a marca no estado, reforça a excelência da companhia junto a outros públicos. “É a oportunidade de mostrar um trabalho que transcende o saneamento básico. Investimos em iniciativas alinhadas aos valores da companhia, com foco em responsabilidade, credibilidade e relacionamento com nossos clientes. O Festival de Curitiba reúne todos esses atributos, o que reforça a satisfação e a confiança em uma parceria sólida, construída ao longo dos anos”, complementa.

Entendendo a Lei Rouanet 

A Lei Rouanet possibilita que empresas tributadas pelo lucro real destinem até 4% do Imposto de Renda devido para projetos culturais aprovados pelo Governo Federal – pessoas físicas podem direcionar até 6%. Nos projetos enquadrados no Art. 18 — como o Festival de Teatro de Curitiba, Risorama, Guritiba, MishMash e Gastronomix  — o incentivo é 100% dedutível. Ou seja, a empresa não aumenta seus gastos nem altera sua restituição: apenas direciona parte do imposto que já seria pago para uma iniciativa cultural.

Para Rodrigo Cicutti, head de Comunicação e Marketing da CNP Seguradora e apresentador do Risorama, a Lei Rouanet é fundamental para fortalecer o posicionamento da marca e ampliar sua visibilidade por meio de projetos como o Festival de Teatro de Curitiba. “Há mais de 15 anos utilizamos esse incentivo para conectar a marca a públicos estratégicos, agregando valor e relevância”, afirma.

Segundo ele, o Festival de Curitiba também se destaca como uma oportunidade de proximidade com clientes e parceiros, graças às contrapartidas que consolidam laços e ampliam a rede de contatos, além da promoção de produtos e serviços alinhada ao perfil do público.

Investir em editais culturais é investir em impacto. A Parnaxx se orgulha de fazer parte desse movimento, conectando empresas e projetos e contribuindo para transbordar arte e transformar realidades!

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