Incluindo novas estratégias no seu plano de ação, sua empresa poderá antecipar tendências e conversar melhor com o público alvo. Quer a primeira dica: Investir em eventos pode ser um bom caminho no ano que chega.
Você com certeza já ouviu a frase “ano novo, vida nova”, certo? Ela significa que a virada do ano é o momento de deixarmos para trás erros e manias do ano anterior e começarmos com hábitos melhores no ano que começa. Isso vale para relações amorosas, hábitos de alimentação e saúde e, é claro, para o trabalho.
Então, que tal pensarmos juntos em novas ações para melhorar seus resultados, se destacar de seus concorrentes e realmente começar uma vida nova em 2021?
Uma das tendências para este ano é a volta gradativa de atividades culturais, conforme a vacinação for atingindo a grande parte dos brasileiros. Por exemplo, já em janeiro aconteceu o Janeiro de Grandes Espetáculos, maior festival de artes cênicas de Pernambuco.
O JGE contou com uma programação híbrida (online e física), distanciamento social, redução da capacidade de público e outros protocolos sanitários rígidos nas atividades presenciais. Ações que colocaram a mostra teatral como um dos melhores exemplos de como eventos podem ir retornando a ativa, com segurança, público e as marcas patrocinadoras marcando presença.
Chegou a sua vez…
É nesse contexto que investir em um projeto cultural em 2021 aparece como uma ótima alternativa para seu plano de marketing. Aliar sua marca a um evento ou ação cultural de sucesso reforça o seu posicionamento e o contato com o seu público.
Outro ponto positivo é que muitos eventos culturais, sejam online, presencial ou híbrido, têm servido de canal de venda e divulgação dos próprios produtos de seus patrocinadores, não apenas como uma ação institucional.
Através de alternativas como QR codes na tela, códigos promocionais e ativações de marca, os eventos culturais se apresentam como a única opção no seu planejamento que consegue casar a divulgação institucional com os canais de compra.
Tudo isso de forma leve e fluída, sem a imperatividade da publicidade, muitas vezes agressiva aos olhos do público.
Agora, basta escolher o evento com o qual sua marca mais se identifica. Analise também o produto que oferece as oportunidades de que você desenvolva ações originais junto ao seu público.
Como sua empresa pode pagar a participação em eventos culturais?
Essa é uma das principais questões na hora de aportar em um projeto cultural. Empresas em geral têm orçamentos de marketing limitados e muitas vezes não compatíveis com as cotas de patrocínio de um evento. Abaixo vão algumas dicas de o que você pode fazer para garantir seus investimento:
-
Utilize lei de incentivo:
Como vimos no Blog Parnaxx esse é um investimento que não depende diretamente da verba disponível para o marketing, então cabe a você convencer internamente sua diretoria a usar verba disponível para o incentivo para ações de patrocínios culturais. Em troca do imposto destinado, você pode obter contrapartidas especiais através das quais você poderá posicionar sua marca.
-
Inclua no planejamento:
Aproveite que ainda estamos no início do ano e inclua o custo para patrocínio direto no seu planejamento. Como ele está sendo formado, é o momento ideal para sugerir novidades. Além de que, a verba já estará bloqueada para esse fim, sendo muito difícil perdê-la mais pra frente.
-
Negocie o que for possível para o seu bolso:
Muitos eventos personalizam cotas com valores diversos, justamente para que você possa entrar como patrocinador sem gastar grandes quantias. Para o evento, é mais dinheiro entrando e mais parceiros que podem evoluir ao longo dos anos. Para você, é a garantia de participação. Por isso, negocie as contrapartidas específicas para o seu orçamento.
Gostou? Quer mais conteúdos como esse? Continue acompanhando o blog da Parnaxx e conheça nossos eventos e contrapartidas.