Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé
Entenda os benefícios de realizar responsabilidade social em locais próximos à empresa.

Uma das práticas mais efetivas quando falamos de responsabilidade social, praticada desde empresas familiares até grandes corporações, são ações desenvolvidas nas comunidades satélites da empresa.

No texto “Entenda o que é responsabilidade social no mundo corporativo”, citamos alguns dos benefícios dessas práticas e como podemos incluí-las na sua realidade. Agora, vamos pensar especificamente na relação que você pode estabelecer com a população que vive no entorno das suas unidades, desenvolvendo sua empresa de forma mais sustentável. 

Uma empresa com perspectiva de crescimento deve sempre se importar em saber o seu impacto e estar de olho na região de atuação, pensando e realizando ações de dentro para fora. Você pode começar com seus funcionários e colegas por exemplo, e em um segundo momento atingir os demais públicos.

No caso de ações que beneficiem diretamente a comunidade local, é possível engajar parte dos funcionários que residem na região, criando laços, uma imagem positiva da empresa, agregando valor e contribuindo para sua estratégia de marca

Outro benefício, diz respeito ao employer branding, com a responsabilidade social você pode fortalecer o vínculo com seus colaboradores, proporcionando uma melhor qualidade de vida, um melhor ambiente de trabalho e se tornando referência para a comunidade, o que futuramente trará mão de obra qualificada e novos clientes.

Para que as ações de responsabilidade social da empresa sejam assertivas e tragam soluções para os problemas da comunidade local é necessário que a empresa esteja disposta a ter um diálogo aberto para entender quais são as necessidades.

Para concretizar essa parceria em busca do desenvolvimento sustentável da região, um primeiro passo pode ser a aproximação de líderes comunitários, ONGs e outras associações que já desenvolvem um trabalho na área.  

Outra maneira de fortalecer esse relacionamento é realizar ações ao longo prazo, realizando um acompanhamento e mensuração do impacto dessas práticas na comunidade.

Podemos citar algumas ações que podem ser facilmente realizadas: 

  • arrecadação de alimentos/ roupas na empresa para doação
  • apoio para realização de festas e atividades culturais como teatro em escolas e instituições
  • reformas e restaurações em escolas, igrejas e demais estabelecimentos de união comunitária
  • campanhas de conscientização sanitária e de saúde
  • auxílio na educação de crianças e adolescentes por meio de bolsas de estudo

Existem inúmeras formas de criar uma ação social. Sugerimos uma análise profunda da região para que se entenda qual é  a real necessidade dessa comunidade e como ela pode ser suprida.

Sua empresa realiza ações sociais em sua comunidade? 

Que tal dar esse primeiro passo rumo ao desenvolvimento sustentável da sua região?

 

Deixe um comentário

0.0/5