Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé
Conheça os impactos e como funciona a atuação das empresas parceiras do projeto.

O projeto

O Programa Guritiba teve início como Mostra Infantil dentro do Festival de Teatro de Curitiba, mas que há dois anos se tornou também um projeto social com atividades ao longo de todo o ano. Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, tem como principal foco a democratização do acesso à cultura para crianças e suas famílias. Atualmente conta com o apoio de 09 empresas parceiras que são responsáveis pela destinação de 100% dos recursos financeiros utilizados no desenvolvimento do Programa.

A iniciativa estrutura-se a partir de três frentes principais: espetáculos teatrais gratuitos, ações formativas (para alunos e professores) e cultura em família. Com o principal foco no público infantojuvenil, se propõe a democratizar o acesso à cultura, desenvolver e estimular o saber criativo, dar suporte ao desenvolvimento de todas as potencialidades da infância através da arte e proporcionar a professores e educadores as bases para criar e manter um processo de aliança efetivo entre arte e ensino. 

Através das atividades do projeto, a cultura é levada à pessoas e regiões que dificilmente têm esse tipo de acesso. No último ano foram selecionadas escolas da rede pública de ensino e instituições de cunho social com o objetivo de inserir a cultura e a arte nestes espaços através de ações semanais e espetáculos gratuitos.

Cultura em família

A ação Cultura em Família prevê a realização de uma experiência artístico cultural para toda a família, disponibilizando transporte até o local da apresentação, além de ingressos e alimentação após o espetáculo, reforçando as conexões familiares por meio de vivências culturais – realizada mais de 50 vezes já impactou cerca de 600 pessoas. Neste contexto, também desenvolve-se um processo de formação de plateia através do retorno de famílias que já participaram da ação pelo menos uma vez. 

Ação formativa para educadores

Na Ação Formativa para Educadores são desenvolvidas atividades específicas de capacitação destinadas a professores e educadores sociais, para que possam levar elementos culturais para dentro da sala de aula (mais de 160 educadores receberam capacitação até agora). Através de conteúdos e atividades em arte-educação, os alunos das instituições também têm acesso a atividades artísticas que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e fortalecem valores como empatia, autonomia e criatividade.

Espetáculos gratuitos e contação de história

Além da realização de espetáculos teatrais gratuitos, a técnica de contação de histórias é utilizada para abordar temas como meio ambiente e sustentabilidade, a relação do homem com o lixo e as consequências da má gestão dos recursos naturais. Do ponto de vista econômico, o Programa Guritiba também movimenta o mercado artístico e educacional local, pois todos os agentes envolvidos são remunerados e podem aproveitar a iniciativa como possibilidade de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. 

Impactos gerais do Programa Guritiba

O Programa Guritiba concretiza-se como poderoso agente de transformação social ao implementar arte e cultura como sujeitos modificadores da realidade individual, estimulando a criatividade e fomentando desde a infância o consumo artístico e cultural. Com objetivo principal de formar cidadãos independentes, autônomos e conscientes do espaço em que vivem, o projeto busca promover a inclusão social através da democratização do acesso às artes, diminuir a desigualdade promovendo e estimulando a profissionalização no ramo artístico  e a distribuição de seus produtos, além de proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos impactados. 

As ações do Programa promovem o protagonismo de crianças e adolescentes e buscam fortalecê-los enquanto os motores transformadores da sociedade que representam. Desde o início das atividades anuais, foram atendidas 40 instituições, realizadas 109 ações (entre contação de história e atividades formativas), 30 mil crianças impactadas e 886 pessoas atendidas pelo cultura em família. Além disso, o Programa Guritiba recebeu no ano passado o Selo Sesc ODS por cumprir com os 03 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: 04 (educação de qualidade), 14 (vida na água) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes).

Indicação de instituições

Uma das contrapartidas entregues aos patrocinadores do projeto é a indicação de instituições para serem atendidas pelas ações do Guritiba. Desse modo, amplia-se o leque de instituições, públicos impactados e regiões atendidas pelas ações do Programa, contribuindo ainda mais para a difusão da cultura em Curitiba e Região. Apenas durante o período do Festival de Curitiba foram 13 instituições indicadas e que receberam os espetáculos “Lincença Preu Passar”, “Puli Pulá”, “Contos da Corte” e “Serraria”.

Participação das empresas parceiras 

Apoiar o projeto também significa que a empresa patrocinadora pode contribuir de outras formas com a iniciativa e participar ativamente das atividades, oferecendo a possibilidade de voluntariado corporativo, cedendo espaços e incentivando os colaboradores a conhecerem o Programa. A seguir veremos algumas empresas parceiras que desenvolveram ações especiais em conjunto com o Guritiba.

 

FIBRACEM

A Fibracem tem sede no município de Pinhais e escolheu o CENFORPE para receber as ações do Guritiba no mês de junho. Além da distribuição de algodão doce e pipoca, a criançada pode contar com o auxílio de recreadores para orientá-las em relação a todas as atividades disponíveis no evento: pintura, corda, futebol, jogos de tabuleiro, bambolê e outras brincadeiras. Para finalizar, o público pode assistir ao espetáculo “Serraria”.

BERNECK

Em comemoração ao mês das crianças, no dia 19 de outubro do ano passado, o espetáculo Re Lá Show foi levado até o Centro de Esporte e Lazer Bernardo Von Muller Berneck para que as crianças da comunidade próxima à empresa pudessem desfrutar de muito circo, palhaçaria e teatro. A Berneck é uma das mais antigas apoiadoras do projeto. 

BRDE (Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul)

Outra empresa que apoia o Programa Guritiba é o BRDE. Em novembro do ano passado uma ação especial levou um grupo de crianças atendido pelo Projeto Dorcas para conhecer o Palacete dos Leões, sede da empresa, em uma viagem no tempo pela história do Paraná.

Redes sociais

Facebook

Instagram

Flickr

O que achou do projeto? Caso queira saber mais sobre o Programa Guritiba ou conversar com a nossa equipe para entender melhor como funciona o processo de patrocínio basta deixar seu e-mail aqui no nosso site que entraremos em contato o mais breve possível.

 

 

 

Deixe um comentário

0.0/5