Apostar em patrocínios para eventos culturais voltados à inclusão vai além de fortalecer a imagem da empresa: é um passo estratégico para se alinhar às práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance). Cada vez mais, consumidores e investidores procuram marcas que adotem uma postura responsável e atuem de forma ética e inclusiva na sociedade.
Mas, quais são as principais vantagens de apoiar eventos acessíveis?
Alinhamento às práticas de ESG
Empresas que investem em inclusão cultural demonstram um compromisso concreto com o ‘S’ (de Social) nestas práticas. Ao aportar recursos em eventos acessíveis e inclusivos, como os voltados à comunidade surda, a empresa se posiciona como promotora da diversidade, inclusão e acessibilidade, valores hoje fundamentais para um impacto social positivo.
Conexão com um público diversificado
O público surdo ou com algum grau de deficiência auditiva representa, segundo o IBGE, mais de 10 milhões de brasileiros, uma parte significativa da população brasileira. Quando uma companhia patrocina uma iniciativa que inclui esse público, ela se conecta diretamente com uma audiência engajada, porém ainda pouco representada no país, e assim alcança um diferencial de imagem e reputação, e competitivo no mercado.
Aumento do valor de marca
Investir em cultura acessível melhora a reputação corporativa e aumenta a percepção de valor da marca, demonstrando que a empresa está atenta às transformações sociais e que está atenta às necessidades de todos. Marcas que se posicionam de forma inclusiva conquistam a fidelidade de consumidores que valorizam práticas responsáveis.
Impacto positivo nas comunidades
Patrocinar eventos culturais acessíveis, como ocorre na Mostra Surda de Teatro, ajuda a valorizar o protagonismo de artistas surdos e a promover a cultura em Libras, por exemplo. Essas ações contribuem diretamente, não só para a inclusão social, mas também para o desenvolvimento do setor cultural como um todo.
Fortalecimento das relações institucionais
Marcas que se envolvem com eventos culturais inclusivos ainda reforçam sua presença em redes de apoio à diversidade e à responsabilidade social, fortalecendo as relações institucionais com a abertura para novas parcerias e colaborações, seja com ONGs, instituições culturais e outros stakeholders também engajados em promover a acessibilidade.
Em 26 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Surdo. A Parnaxx atua há anos nesse cenário e já é referência em eventos inclusivos ao incorporar Libras na maioria das atrações que promove. Além disso, realiza no Festival de Curitiba a Mostra Surda de Teatro, destacando o protagonismo de artistas surdos.
E você, já conhece o portfólio de programas da Parnaxx? Possui alguma sugestão de projeto inclusivo ou tem algum modelo que possa ser customizado? Conte para nós a sua ideia.