Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

A responsabilidade social pode ser uma boa alternativa para sua empresa ajudar quem mais precisa e ainda se destacar no mercado.

Após o início da pandemia do COVID-19, surgiram inúmeras iniciativas solidárias por parte de ONGs, associações e principalmente de empresas para tentar reduzir o impacto do vírus em comunidades em situação de vulnerabilidade. 

Empresas de todos os segmentos se uniram em uma rede de apoio para ajudar quem mais precisa, doando máscaras, materiais hospitalares, cestas básicas, até grandes quantias em dinheiro para pesquisa da doença.

No mundo corporativo, essas ações remetem ao conceito de “responsabilidade social”, área dedicada a um planejamento estratégico de ações que podem beneficiar diferentes stakeholders, seja garantindo algum direito, assistindo alguma necessidade ou gerando novas oportunidades.

 

 

BAIXE AQUI UM PODCAST EXCLUSIVO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO MUNDO CORPORATIVO!

 

A RESPONSABILIDADE SOCIAL

A responsabilidade social surge anos 70, a partir de movimentos sociais que observavam a atuação predatória de empresas no meio ambiente e a vida de comunidades no entorno das unidades. 

A partir dessa reivindicação, grandes empresas iniciam trabalhos com o objetivo de beneficiar de alguma forma a comunidades envolvidas, desenvolvendo ações de suporte social.

Com o passar dos anos, a responsabilidade social tem ganho cada vez mais força, se tornando um diferencial para os colaboradores e consumidores, afetando inclusive o posicionamento da sua marca da empresa. 

Por isso, é importante aliar os valores da empresa ao entendimento das necessidades dos seus stakeholders. Muitas empresas costumam iniciar ações a partir de causas que tenham alguma relação com o serviço ou histórico da empresa e dos proprietários.

Como benefícios dessas ações podemos citar: 

  • Possibilidade de aumento da reputação da empresa pela comunidade; 
  • Melhorar relação entre clientes, colaboradores e parceiros; 
  • Ser um diferencial entre concorrentes;

RESPONSABILIDADE SOCIOCULTURAL

Primariamente, a responsabilidade social pode remeter a ações de assistência social e saúde. Mas é possível ampliar o trabalho e se posicionar ao lado de causas como educação e cultura, que promovem acesso e transformam realidades.

No Brasil, estima-se que apenas 40% das cidades tenha acesso a uma sala de cinema, e 39% tenha acesso a ao menos uma sala de teatro (Pesquisa IBGE 2019). Ou seja, as formas de consumo cultural são ainda mais escassas em regiões mais humildes, assim o fomento ao acesso a cultura é uma grande possibilidade de responsabilidade social corporativa.    

Ações culturais como teatro, música e arte são de extrema importância para o desenvolvimento dos seres humanos, promovendo o fortalecimento de vínculos afetivos, fixação de conhecimento, abertura ao diálogo, respeito às diferenças, empatia, entre outros.

E agora, você está pronto para iniciar um planejamento de responsabilidade social na sua empresa? Siga nos acompanhando no blog, pois toda semana iremos trazer conteúdos exclusivos com dicas para você melhorar os processos da sua empresa.

1 Comments

  • alfeu
    Postado julho 24, 2020 at 11:35 pm

    fazemos um servico social.
    precisamos de patrocínio de 15 camisetas.
    pretas escritas em.amarelo.
    fazemos ação social nas ruas de Curitiba

Deixe um comentário

0.0/5