Uma relação diferenciada com seu colaborador neste momento pode aumentar a produtividade no home office e ainda mantê-lo engajado e informado mesmo com a distância. Conheça esses exemplos e não perca tempo na hora de estruturar esse tipo de ação.
Com o início da pandemia do coronavírus, empresas do mundo inteiro tiveram que se adaptar o mais rápido possível para não expor seus funcionários à possibilidade eminente de contágio. Empresas de todos os segmentos, tiveram que fechar seus escritórios e plantas e recondicionar inúmeras atividades a uma lógica de distanciamento social.
Muitas delas instituíram o home office como a melhor alternativa, porém como engajar colaboradores, cobrar e se relacionar sem o dia a dia na empresa?
Nós já vimos aqui no Blog Parnaxx os benefícios que o desenvolvimento de ações de endomarketing pode trazer para a companhia e mais uma vez esse foi o caminho encontrado por gestores e diretores para manter seus colaboradores respirando os ares da empresa, mesmo a distância.
Ações que antes ocorriam no refeitório ou nas salas de convivência do escritório, tiveram que ser transpostas para o ambiente online, mas não deixaram de ser efetivas. Nesse texto iremos trazer 05 exemplos de ações de endomarketing que se destacaram no período da pandemia:
1- Comemorações, Aniversários, Datas especiais
Muitas empresas têm transformado aquele bolinho de aniversário, que sempre é feito quando alguém da equipe está comemorando, em boas ações, enviando presentes e brindes para os aniversariantes direto em suas casas. O colaborador se sente valorizado e sua empresa ainda conecta outros colaboradores nesse processo. Nós da Parnaxx também entramos nessa!
2 – Crie conexões positivas
Por exemplo: a maioria dos colaboradores que possui um animal de estimação gosta de lembrar, falar sobre ele e fotografá-lo. Esta pode ser uma ótima oportunidade para incentivar o compartilhamento desses momentos, já que a convivência com animais de estimação melhora o humor de qualquer um. A ideia é que a empresa aproveite esse momento que estamos em casa para nutrir conexões positivas mesmo com a distância.
3 – Ações educativas de prevenção ao Covid
É papel da empresa manter seus colaboradores informados sobre todas as medidas de segurança contra a transmissão do Covid-19. Sua empresa pode se destacar nesse processo, inclusive fornecendo materiais como máscaras e álcool em gel para o uso pessoal.
E lembre-se, manter o home office é a melhor alternativa para garantir a segurança de seus colaboradores, pelo menos até o desenvolvimento de uma vacina. Empresas como IFood, Coca Cola, Magazine Luiza e Ebanx já declararam que irão mantem o trabalho remoto até a metade de 2021.
4 – Comunicação é o canal!
Devido a distância, seu canais de comunicação devem ser uma prioridade. Intranets, grupos no WhatsApp e até aplicativos que conectam a empresa ao colaborador, tanto para receber feedbacks quanto para interagir com informações, enquetes e pesquisas ou brincadeiras.
A Natura por exemplo criou o App do Colaborador para simplificar e unificar a comunicação com seus colaboradores. O funcionário recebe notificações com os informativos da empresa no próprio celular.
5 – Cuide da saúde mental
Estamos passando por tempos difíceis e ao ligar a televisão ou entrar em qualquer rede social, somos bombardeados por notícias fortes, impactantes e muitas vezes tristes. Esse cenário abala a todos nós, prejudicando logicamente o já tão afetado dia a dia da empresa.
Por isso, incentive seus colaboradores a conversarem, pois ninguém está sozinho nesse momento, apesar da distância. A empresa é um lugar social de reunião e convívio então tente manter essas características, com uma rotina definida e reuniões diárias, por exemplo.
Dê assistência acima de tudo. A Gerdau, por exemplo, está oferecendo atendimento psicológico 24h para seus funcionários durante a pandemia.
Gostou desses exemplos, agora é hora de iniciar esse processo na sua empresa. Acompanhe o blog Parnaxx para mais conteúdos sobre endomarketing!