Empresas desses setores figuram entre os mais reconhecidos patrocinadores de eventos, conseguindo se beneficiar dessa relação de proximidade com ninguém.
Quando falamos que eventos são alternativas eficientes para se relacionar de forma direta e inteligente com o público, não é mais nenhuma novidade, certo? Nós já abordamos esse tema em alguns dos textos do Blog da Parnaxx, focando principalmente nas experiências de encantamento que são geradas durante um evento e acabam se estendendo também às marcas patrocinadoras.
Empresas de todos os setores empresariais podem se beneficiar dessa relação com eventos. Porém, para otimizar essa relação e obter o maior retorno possível desse investimento, é preciso encontrar eventos que compartilhem os mesmos valores da sua empresa e, principalmente, eventos que possam incluir o seu produto na jornada do cliente.
A ideia aqui é que a experiência do público passa obrigatoriamente pelo uso do seu produto, serviço ou interação com a marca, tudo isso de forma natural sem que o público perceba necessariamente que está sendo impactado por você.
Talvez o principal exemplo desse tipo de participação através do patrocínio, diz respeito ao setor alimentício e de bebidas. Um bom show, peça, feira ou evento qualquer em geral sempre é regado a uma boa cerveja, drinks ou um refrigerante refrescante. Também, é claro de boas porções, fingers foods, ou até grandes pratos renomados.
Ou seja, o consumo de alimentos e bebidas já é inerente a qualquer experiência cultural, ela já está inclusa na jornada do cliente que comentamos acima. Por isso, empresas desses setores se inserem tão bem no contexto dos eventos, pois tem a possibilidade de ativar a marca através de seus produtos de uma forma leve e que proporciona momentos extremamente agradáveis e positivos para o público.
Então, se sua empresa pertence a esses segmentos, foque em ativar sua marca nesses pontos de contato específicos, sejam bares, restaurantes, food trucks. O que importa é que seus produtos tomem conta da operação e dominem o evento.
Agora vamos ver alguns exemplos desse tipo de ação realizadas por grandes empresas:
Cacildis
A Cacildis surgiu inicialmente como uma cerveja artesanal, criada pelo filho do Mussum. Após o sucesso da marca, com uma comunicação alegre que utilizava os jargões do humorista, a marca foi comprada pelo Grupo Petropólis, de marcas como a Itaipava, e passou a ser presente em lojas de todo o Brasil.
Desde 2019, a Cacildis patrocina o Risorama, mais tradicional evento de stand up comedy do Brasil. A parceria foi realizada nas edições Curitiba, Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo e deu resultado. Entre as ativações estava a montagem do bar, a venda exclusiva da cerveja e ainda outras ações interativas como sorteio de brindes. Veja como foi a participação da Cacildis nas fotos abaixo:
Sadia
A gigante frigorífica foi uma das patrocinadoras do Gastronomix Rio de Janeiro 2019, o que garantiu o uso exclusivo dos produtos Sadia pelos chefs do evento. Além da criação de um espaço específico ativando a linha “Sadia Carnes Nobres” com dois chefes renomados fazendo receitas exclusivas com presunto parma, linguiça toscana, entre outros produtos. É interessante pensar na linha de produtos que a Sadia escolheu, uma linha focada no público A e B, público principal do evento.
Esses são dois exemplos de como um evento as empresas do segmento alimentício e de bebidas podem se beneficiar do patrocínio em eventos. Entre em contato conosco para prepararmos uma proposta personalizada para sua a sua empresa.