Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé
Essa é uma das dúvidas mais frequentes na hora de escolher o projeto ideal para sua empresa. A Parnaxx pode te ajudar nesse processo.

Nós já vimos aqui no Blog da Parnaxx que a escolha de um projeto sociocultural é um processo minucioso que deve respeitar os objetivos da empresa, assim como atender um determinado público prioritário. A ideia é maximizar o impacto do projeto nesse público e otimizar o investimento despendido pela empresa. 

Assim, mensurar este impacto acaba por fazer parte do processo de estruturação e aplicação da sua política de patrocínio. Saber como recorrer aos indicadores certos ou ainda saber avaliar o resultado obtido se torna uma necessidade. 

Lembrando que muitas vezes o resultado de um projeto social não se resume somente em número ou quantidades. Muitas vezes o resultado não é aparente em um primeiro olhar, é preciso criar métodos que consigam ir mais fundo, conversando e conhecendo, para entender o real impacto. 

A Parnaxx preparou esse material com três dicas para te ajudar a avaliar o impacto social do projeto que você patrocina. Vamos lá?

1 – Respeite as características de cada projeto

Cada projeto é único, trabalha com uma realidade e realiza determinadas ações que devem ser avaliadas conforme os objetivos pré-definidos pela organização. O que você deve fazer é conhecer esses objetivos antes de decidir pelo patrocínio. Assim você saberá o que esperar e também os melhores métodos para avaliar o impacto. 

2 – Pense os critérios de avaliação junto com o projeto

Após a escolha do projeto, sua empresa e a organização já estarão alinhados em relação aos objetivos e perspectivas de resultado. Assim, é o momento ideal para definir de que modo será a avaliação das ações realizadas, ações estas que são o caminho pelo qual o projeto atingirá o impacto desejado. 

Existem algumas técnicas de mensuração que podem ser adotadas, como pesquisas, entrevistas com os participantes, acompanhamento psicológico, entre outros. Basta vocês escolherem juntos o modo que mais se adeque ao seu projeto. 

3 – Defina um Cronograma

Outro ponto importante é saber exatamente em que momentos o impacto já pode ser avaliado, também quando o participante do projeto já teve a experiência necessária para perceber esse impacto. Então, perceba quais são as ações mais importantes e realize o processo de mensuração de impactos após esses momentos. 

O ideal é realizar essa mensuração em forma de acompanhamento, não somente ao fim do projeto. Assim, sua avaliação ganha perspectiva temporal, podendo-se perceber uma evolução no indivíduo participante. 

Sabemos que é um processo longo e que acaba por despender certo tempo para área responsável que trabalha diretamente com os projetos. Porém, é uma forma simples e efetiva de otimizar sua política de patrocínio, além de também ajudar os projetos a desenvolverem e melhorarem suas ações. 

Gostou do conteúdo? Quer discutir mais sobre impacto de projetos sociais, entre em contato conosco e vamos marcar uma conversa! 

Deixe um comentário

0.0/5