Dez jovens tiveram a oportunidade de mesclar arte, criatividade e empreendedorismo nesta quinta-feira (03.04), ao participarem da primeira oficina de maquiagem artística do projeto Maquie & Crie. A atividade faz parte de uma iniciativa do Grupo Boticário em parceria com o Festival de Curitiba, realizada na sede da Parnaxx, produtora responsável pelo evento.
O objetivo é introduzir e preparar jovens para atuarem no mercado artístico-cultural por meio do trabalho com maquiagem, qualificando-os para atuação em teatro, ópera, musicais, cinema e TV. E por ocorrer dentro de um dos maiores eventos de artes cênicas da América Latina, a ideia também foi estimular os jovens a explorarem criações que se aproximassem de caracterizações teatrais.
Os dez participantes são ex-alunos dos cursos profissionalizantes, também do Maquie & Crie, que duram em média três meses e que visam a inserção deles no mercado de trabalho da beleza para jovens entre 14 a 18 anos, estudantes de instituições, como Colégio Estadual Prof. Lindaura Ribeiro Lucas, Colégio Estadual Unidade Polo, programa GERAR e Casa Verde.
As atividades foram coordenadas pela maquiadora especialista e produtora local do projeto, Aline Gonçalves. Ela explica que os participantes já conheciam os produtos utilizados,e que a ideia era explorar novas técnicas na oficina “Hoje o tema está sendo mais específico, e isso é interessante para que eles não fiquem presos apenas em uma formação e acessem novos conhecimentos para sempre estarem se renovando”, opina.
Joyce de Moraes, estudante do Colégio Estadual Prof. Lindaura Ribeiro Lucas, participou da oficina. Ela conta que depois da profissionalização aprendeu a fazer a auto maquiagem e a de familiares. “Achei interessante porque não tinha quase nenhum conhecimento. Só sabia usar delineador, rímel e batom”, diz.
Vitor Garay, colega de Joyce da oficina e também do Lindaura, brinca que já se arrisca nas maquiagens artísticas há alguns anos, e que a partir da nova profissionalização conseguiu sair da zona de conforto e usar outros produtos destinados à maquiagem artística. “Eu aprendi mais sobre o uso do produto Clown e gostei bastante porque, às vezes, apenas ouvir não é suficiente para aprender. Mas, hoje, quando vi e senti melhor o produto, realmente aprendi a utilizá-lo”, comenta o estudante.
A instrutora, Mayara Nassar, explica que trouxe técnicas para deixar a maquiagem mais lúdica, utilizando produtos como esfumados, degradês, glitter, colagem de pedras e muitas cores. “Foi muito legal apresentar novos materiais e ensiná-los a criar a partir de um novo olhar, uma outra técnica de maquiagem profissional”. Os materiais utilizados foram doados pelo Grupo Boticário.
A produtora da oficina, Aline Gonçalves, ainda destaca que, atualmente, saber fazer a própria maquiagem é um passo importante para algumas carreiras – em especial as artísticas, e traz como exemplo o próprio filho. “Meu filho tem 12 anos, é ator, e diz que está ansioso para também participar da oficina de maquiagem artística. Está apenas esperando completar a idade mínima para isso”, comemora a mãe.
O Projeto
O projeto Maquie & Crie realiza oficinas de maquiagem cênica e figurino com jovens de 15 a 18 anos de seis cidades brasileiras: São José dos Pinhais/PR; Serra/ES; Camaçari e São Gonçalo dos Campos, na Bahia e, por fim, em Registro/SP e na capital paulista.
O projeto conta com a realização de palestras sobre empreendedorismo e a formação de docentes, visando a continuidade do compartilhamento de conhecimento. O Maquie & Crie é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Boticário e realização da Muda Cultural, com coordenação pedagógica de Lívia Tiça Camargo.