Como ter objetivos definidos e segmentos específicos para seu investimento cultural irá ajudar sua empresa a conversar diretamente com sua audiência.
Nós já vimos aqui no Blog da Parnaxx que instituições financeiras são os principais financiadores da cultura nacional, utilizando principalmente o incentivo fiscal como método de viabilizar o investimento. O segmento também se vale de eventos e outras atividades para se posicionar perante a sociedade como empresas atuantes e presentes no cotidiano nacional.
Sabemos que eventos são canais eficientes de conexão, forte e direta, de marcas com o público. Porém, para isso, é preciso que a escolha do evento patrocinado seja assertiva e esteja alinhada com a estratégia de marca da empresa. Ou seja, não adianta patrocinar qualquer evento, é preciso criar critérios que permitam avaliar qual é a ação cultural que mais se adequa às suas pretensões.
Esses critérios são conhecidos no mundo corporativo como diretrizes de patrocínio. São elas que irão nortear quais será o segmento cultural, tipo de público, locais de atuação e outros fatores que, se bem alinhados, irão otimizar o resultado obtido através do patrocínio.
Em geral, grandes empresas, como bancos e instituições bancárias, já têm diretrizes bem definidas. O Banco Santander, por exemplo, foca seus investimentos em projetos culturais relacionados à gastronomia, como o Taste of SP e o Fartura.
Esses são eventos que unem a gastronomia tradicional com a contemporânea, além de apresentações de música para um público A e B. Temos aí a mensagem que o banco que passar e o público com o qual quer se relacionar. São clientes ou potenciais clientes que comparecem ao evento se são diretamente impactados de forma leve e positiva pela marca.
O impacto acontece justamente quando a audiência está “desarmada”, sem as barreiras que construímos quando somos bombardeados por uma propaganda. A ideia é que através de experiências de marca, ativações e outras ações durante o evento, a marca proporciona um momento único e marcante que posteriormente será resgatado no momento da decisão de compra ou contratação do produto.
Esse acaba por ser um diferencial interessante na hora da decisão por um banco ou outro, no caso dos métodos de pagamento ou bandeiras de cartão, por exemplo. Muitas dessas empresas, como Ourocard, Elo, Visa patrocinam grandes festivais, musicais nacionais e internacionais e oferecem descontos para seus clientes, prioridade na fila na hora da compra, além de outros benefícios e experiências.
Vimos neste texto o caminho ideal para obter os melhores resultados através do patrocínio em eventos, passando pela construção de diretrizes até o impacto dela no público focal.
Continue acompanhando o Blog Parnaxx para mais conteúdos como esses!