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A Parnaxx reafirmou sua posição como referência na produção cultural ao organizar mais uma edição histórica do Festival de Curitiba. Em 2025, o evento consolidou seu compromisso com a democratização da cultura e a inclusão, reunindo mais de 200 mil pessoas em teatros, praças, ruas e espaços alternativos da capital paranaense e arredores.

Mais do que nunca, a 33ª edição honrou o slogan “Para Todos“, trazendo uma programação ampla e acessível. Entre as iniciativas que reforçaram essa proposta, destacam-se o aumento de espetáculos com audiodescrição, o tour tátil no musical Ray – Você Não Me Conhece e a segunda edição da Mostra Surda de Teatro, que neste ano cresceu e atraiu mais de 1.500 espectadores com sessões inteiramente em Libras.

“O mote do festival é ser para todos. E o de apresentar para a cidade, para o Brasil, e para quem se interessa por arte, as inúmeras possibilidades que ela traz, buscando atingir todos e cada um”, destacou Leandro Knopfholz, diretor e criador do evento.

Um festival cada vez mais brasileiro

A Mostra Lúcia Camargo, com curadoria de Giovana Soar, Danielle Sampaio e Patrick Pessoa, garantiu a presença de companhias das cinco regiões do Brasil, ampliando a diversidade geográfica do evento. O festival também contou com quatro espetáculos internacionais, incluindo a montagem de rua A Velocidade da Luz, que transformou o centro de Curitiba em palco aberto para reflexões sobre envelhecimento e diversidade.

Já a Mostra Fringe, coordenada por Rana Moschetta, reuniu 280 espetáculos de 11 estados e cinco países, ocupando praças, teatros e espaços culturais na região metropolitana. O olhar atento da curadoria da Parnaxx também se refletiu em mais inclusão: dez espetáculos foram apresentados em Libras e duas montagens contaram com audiodescrição.

Eventos paralelos e impacto econômico

A pluralidade do Festival de Curitiba se manifestou ainda em eventos que são marcas registradas da Parnaxx. O Risorama, mostra de apresentações de stand up comedy, levou 8,1 mil espectadores a oito sessões, enquanto o Gastronomix, que une gastronomia e música, recebeu 7 mil visitantes e ampliou a programação com um dia extra. As ações do Guritiba levaram milhares de crianças ao teatro – apenas uma delas oportunizou que mais de 2 mil crianças da rede pública assistissem a peças, reforçando o compromisso com a formação de novos públicos.

Outro destaque foi a Rodada de Conexões, em sua terceira edição e que novamente cumpriu seu papel de impulsionar a economia criativa ao conectar companhias e grupos teatrais a mais de 30 curadores e programadores. Foram 380 oportunidades de negócios, com previsão de movimentação entre R$ 14 milhões e R$ 18 milhões nos próximos meses, segundo a Realize Hub, empresa parceira do Festival e responsável por coordenar a ação.

Pelo lado dos empresários, estima-se que o festival tenha injetado mais de R$ 50 milhões nos setores de hotelaria, gastronomia e entretenimento, segundo dados do Sindiprom-PR, Feturismo e Abrabar, reforçando sua importância econômica para Curitiba e região.

A soma de uma curadoria afiada, uma programação acessível e um impacto econômico expressivo, faz com que a Parnaxx mais uma vez tenha demonstrado sua expertise na produção de eventos culturais de grande porte. E de consolidar o Festival de Curitiba como um marco na história das artes cênicas no Brasil e na América Latina na valorização da cultura e da diversidade.

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